Fundadora do seu próprio segmento, a Sprinter está dando
o próximo passo em direção ao futuro oferecendo ao mercado uma versão
totalmente elétrica. Em 12 de dezembro de 2019, a fábrica da Mercedes-Benz em
Dusseldorf comemorou o início da produção da eSprinter com um evento para
colaboradores e convidados de honra, como Armin Laschet, ministro-presidente do
estado da Renânia do Norte-Vestfália, e Thomas Geisel, prefeito de Dusseldorf.
Como anfitrião, o Dr. Armin Willy, chefe da fábrica de Dusseldorf, recepcionou
a todos, assim como Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans, e Ingo
Ettischer, chefe de Operações da Mercedes-Benz Vans.
A Empresa iniciou a produção de suas vans de sucesso
mundial em Dusseldorf no ano de 1962. Desde então, essa planta tem se
desenvolvido continuamente até se tornar a principal fábrica da Sprinter em
todo o mundo nos últimos anos, além de servir como referência para outros
centros. A implementação de tecnologias e métodos de fabricação voltados ao
futuro, assim como os consistentes testes, beneficiam toda a rede de produção
da Mercedes-Benz Vans.
Mais de 4,6 milhões de veículos foram produzidos em
Dusseldorf até hoje. Desde 2018, a fábrica assumiu também a produção da nova
Sprinter, com mais de 200.000 unidades produzidas. Agora, a eSprinter
totalmente elétrica representa o início de uma nova era, um passo para o futuro
da fábrica e também para a própria Mercedes-Benz.
Ao longo dos últimos anos, antes mesmo da produção da
nova Sprinter e de variações do sistema de propulsão, a Mercedes-Benz Vans
investiu um total de 330 milhões de euros na expansão técnica da fábrica,
levando em consideração o fato de que, no futuro, a produção de veículos com
propulsão convencional e totalmente elétrica será feita em uma única linha. O
resultado será uma enorme flexibilidade e a capacidade de satisfazer os requisitos
tanto do mercado quanto de clientes.
A eSprinter visa cobrir uma ampla variedade de aplicações
na mobilidade urbana. Assim, o modelo está sendo inicialmente oferecido como um
furgão de teto alto e PBT - peso bruto total de 3.500 kg. O volume máximo de
carga é de 10,5 m3, o mesmo da Sprinter com motor de combustão. Semelhante ao
modelo de entrada com motor a diesel, a propulsão elétrica na eSprinter aciona
as rodas dianteiras com uma potência de 85 kW e um torque máximo de até 300 Nm.
Um conceito flexível de carga útil e bateria permite a
adaptação às necessidades individuais para uso prático. Assim, o cliente pode
escolher entre três ou quatro unidades de bateria. Com a capacidade de bateria
de 55 kWh, a autonomia do veículo é estimada em 168 quilômetros, com carga
máxima de 891 kg.
Uma segunda opção de bateria leva em consideração outras
prioridades nos parâmetros de uso: três ao invés de quatro unidades de bateria,
com uma capacidade de 35 kWh, permitem uma autonomia de cerca de 115 km. Por
outro lado, a carga máxima aumenta em cerca de 140 kg para quase 1.040 kg. A
função integrada de carregamento rápido oferece mais flexibilidade: 80% da
capacidade da bateria podem ser recarregados em 30 minutos. A velocidade máxima
pode ser definida para 80 km/h, 100 km/h ou até mesmo 120 km/h,
caso a
velocidade seja essencial.
A Mercedes-Benz Vans
aposta na sustentabilidade não apenas dos produtos que ela eletrifica e otimiza
de forma consistente, mas também da própria fabricação. O objetivo é alcançar
uma produção neutra de CO2 até 2022. Para isso, várias medidas foram iniciadas
como parte da chamada estratégia de produção verde. A compra de energia na
unidade de Dusseldorf também tem mudado consistentemente para energia verde e,
a partir de 2022, a energia elétrica será adquirida apenas a partir de fontes
100% renováveis.
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