Wagner Gonzalez |
Grandes mudanças na Stock Car 2020
Principal categoria do automobilismo nacional,
a Stock Car (foto de abertura.Duda Bairros-Vicar) vive momento de amplas
mudanças tanto nos boxes quanto nas pistas. Patrocinadores revendo seus
investimentos, Chevrolet ganhando a concorrência da Toyota, a volta de Campo
Grande ao calendário e muitos pilotos trocando de equipe formam um quadro que
aumenta a expectativa para a temporada de 2020, cujo início está programado
para o dia 8 de março, quando acontece um treino coletivo em local ainda a ser
informado.
Sem dúvida a chegada da Toyota à categoria
será a principal novidade do ano: além de ser uma lufada de ar fresco nos
equipamentos – os carros da marca usarão motor próprio, desenvolvido pela
Tread, empresa norte-americana -, a disputa contra a Chevrolet vai impactar em
corridas mais atraentes e a chegada de novo investidores. Como já aconteceu em
outros campeonatos multimarcas no passado, e até mesmo no Trofeo Linea,
fornecedores e parceiros das duas fábricas serão incentivados a participar e
investir nas equipes e pilotos.
Até o momento tem-se como
certo oito nomes para pilotar os carros da Toyota, a começar pelo tri-campeão
Daniel Serra (2017/8/9) e seu companheiro na equipe RC/Eurofarma, Ricardo
Maurício. Outras equipes que terão apoio da marca japonesa são a Full Time –
que inscreverá Nelson Piquet Júnior, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e o
argentino Matías Rossi – e a A.Mattheis/Ipiranga, com Thiago Camilo e Bia
Figueiredo. Ricardo Zonta, que correu pela Toyota na F-1 e vai pilotar um dos
carros da RC Motorsport (outra operação liderada por Rosinei Campos), é
apontado como possível adição a esse grupo.
A possibilidade de atrair
fornecedores da Chevrolet e da Toyota é extremamente bem-vinda pelas equipes:
as empresas farmacêuticas - grandes apoiadoras do esporte nas últimas duas
décadas -, estão revendo ou cancelando seus programas esportivos. A
Prati-Donaduzzi, de Toledo (PR), anunciou há tempos que não renovaria seu
contrato com a equipe gerenciada por Rodolpho Mattheis, a Eurofarma enxugou seu
time para apenas dois carros e não renovou contrato com Max Wilson, e a Cimed
deverá imitar a Eurofarma e pintar suas cores em apenas dois carros,
provavelmente os reservados para Cacá Bueno e Felipe Fraga, ambos defendendo a
Chevrolet. Além delas, a Blau Farmacêutica, que investiu em equipe própria nas
últimas duas temporadas, decidiu transferir seu apoio para a TMG, equipe de
Thiago Meneghel, e por enquanto confirmou apenas Allam Khodair.
Curiosamente a Shell terá
sua marca estampada em quatro equipes diferentes: RC Motorsport (carro de
Ricardo Zonta), Crown Racing (Átila Abreu), R-Mattheis (Galid Osman) e Vogel
Motorsport (Gaetano Di Mauro). Outras equipes definidas são a Cavaleiro
Motorsport, que mantém Denis Navarro pela terceira temporada consecutiva e acolhe
o campeão de 2015 Marcos Gomes, KTF (Diego Nunes e Guilherme Salas), R.Mattheis
(Gabriel Casagrande, Baterias Júpiter) e a Vogel Motorsport,
que manteve Lucas
Foresti (CVC). Levando-se em consideração o grid de 2019 há vários nomes ainda
sem endereço definido para 2020: Bruno Baptista, César Ramos, Felipe Lappena,
Guga Lima, Marcel Coletta Raphael Reis, Tuca Antoniazzi, Valdeno Brito e o já
mencionado Max Wilson.
O calendário de 2020
inclui de forma provisória o autódromo de Campo Grande (7/6) e tem uma data em
aberto (8/11), etapa que poderá acontecer em Curitiba. A segunda e a sexta
etapa, respectivamente marcadas para as pistas gaúchas do Velopark (12/4) e de
Santa Cruz do Sul (19/7) poderão ser invertidas por questões meteorológicas: o
inverno é muito mais rigoroso na cidade considerada a capital brasileira do
tabaco do que em Nova Santa Rita, que fica próxima de Porto Alegre.
Os trabalhos do ano que
vem iniciam com um treino livre, que tem boas chances de acontecer em
Interlagos no dia 8 de março. Goiânia recebe a primeira corrida, que volta ser
disputada no sistema de duplas. Entre os tradicionais convidados internacionais
dois nomes já são comentados, ambos ligados à Toyota: o bicampeão Fernando
Alonso – que faria dupla com Rubens Barrichello – e Pechito Lopez, argentino
que já venceu o Campeonato Mundial de Turismo e é o favorito para formar um
binômio argentino com Matías Rossi. A Corrida do Milhão novamente acontecerá em
São Paulo, no final de setembro.
As datas da Stock Car para 2020
08/03 – A Confirmar – Treino Coletivo
29/03 – Goiânia (GO) – 1ª etapa (Corrida de
Duplas)
12/04 – Velopark (RS) – 2ª etapa
17/05 – Londrina (PR) – 3ª etapa
07/06 – Campo Grande (MS)/Alternativa – 4ª
etapa
28/06 – Velo Città (SP) – 5ª etapa
19/07 – Santa Cruz do Sul – 6ª etapa
23/08 – Interlagos (SP) – 7ª etapa (Corrida do
Milhão)
13/09 – Londrina (PR) – 8ª etapa
18/10 – Cascavel (PR) – 9ª etapa
08/11 – A Confirmar – 10ª etapa
22/11 – Goiânia (GO) – 11ª etapa
13/12 – Interlagos (SP) – 12ª etapa (Super
Final)
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