Tracionadas por caminhões Volvo FMX, as composições com
seis semirreboques levam até 200 toneladas por viagem, trafegando apenas dentro
das fazendas da empresa. Após meses de testes, a Suzano, que é a maior do mundo
na fabricação de celulose de eucalipto, começa a operar regularmente 19
hexatrens em sua unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
O Hexatrem impressiona. “É realmente um trem sobre rodas,
com 52 metros de extensão”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de
caminhões da Volvo. Anteriormente, a operação com uma composição pentatrem
transportava 79% mais toras de eucalipto em comparação aos tritrens. Com o
Hexatem, o conjunto possui capacidade para transportar até 200 toneladas, o que
representa um ganho de produtividade de 127% em relação aos tritrens e de 27%
em relação aos pentatrens.
“O FMX transporta mais no mesmo tempo”, diz Alan Brehmer,
gerente de Logística e PCP (Planejamento, Controle e Produção) Florestal da
Suzano no Mato Grosso do Sul. “Em poucos meses de testes já é possível dizer
que o FMX é mais preparado para o off-road. O consumo de combustível é muito
eficiente. É um cavalo-mecânico leve e também tem um reforço de fábrica no
chassi e no powertrain, com uma caixa de câmbio com duas marchas reduzidas e os
eixos traseiros preparados para suportar até 200 toneladas”, afirma. Outro
ponto que o executivo destaca é a ergonomia da cabine. “Os motoristas elogiam.
É um caminhão de fácil dirigibilidade”.
Na Suzano os hexatrens trafegam apenas dentro das
fazendas da empresa, o que permite explorar a capacidade máxima do veículo,
além de contribuir para a redução de 35 tritrens nas rodovias, com ganhos
operacionais e ambientais.
Segundo Brehmer, na ampliação das operações com Hexatrem
“a Volvo foi a única empresa que se dispôs a desenvolver uma opção customizada.
E a própria marca Volvo já carrega uma confiança muito grande”, afirma.
- O Volvo FMX foi concebido para trabalhos desafiadores em
ambientes extremos. De acordo com Jeseniel Valério, gerente de engenharia de
vendas da Volvo, os FMX da Suzano se destacam por suas caraterísticas técnicas
especiais:
- São
equipados com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift de 14 marchas, com duas
marchas adicionais super-reduzidas, que facilitam o arranque de
composições
pesadas em condições severas de piso e rampa.
- O
motor Volvo D13 possui 540 cv de potência e torque de 2.600 Nm (@1050 – 1450
rpm), o que garante mais força para superar aclives e velocidade média maior.
- Os
chassis são extremamente robustos, com longarina dupla de fora a fora, eixo
traseiro com redução nos cubos, carcaça de eixo fundida e cardan
super-resistente.
- Possuem
capacidade máxima de tração (CMT) de até 200 toneladas, 70 toneladas a mais que
o FMX de série.
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano
Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso
sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de
eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a
companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está
presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas.
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