Como reduzir os impactos ambientais e climáticos do
transporte pesado se a demanda continua a crescer? A Volvo Trucks, que
recentemente iniciou a venda de caminhões elétricos para transporte urbano na
Europa, acredita que a eletrificação pode se tornar uma alternativa competitiva
também para caminhões pesados. Para explorer e demonstrar as possibilidades
deste segmento a companhia desenvolveu caminhões-conceito elétricos para
aplicação em construção civil e distribuição regional.
Caminhões pesados elétricos podem ajudar a aprimorar o
ambiente de trabalho para motoristas e trabalhadores na construção civil,
graças ao baixo nível de ruído e as emissões zero durante a operação.
Estas últimas terão efeito positivo na qualidade do ar em cidades que têm
grandes projetos de construção em andamento. Em função da ausência de ruído,
estes caminhões podem também rodar em horários extendidos durante o dia. Isso
abre novas possibilidades, por exemplo, para projetos de construção civil em
grande escala e também para o transporte dentro e no entorno das cidades.
Uma redução no impacto climático do setor de transportes
é viável com o uso de veículos elétricos pesados em distribuição regional. Nos
EUA, por exemplo, a maior parte da distribuição regional é feita por caminhões.
O plano futuro da Volvo Trucks para caminhões pesados
elétricos na construção civil e na distribuição regional é começar com clientes
selecionados na Europa, com um número limitado de veículos. A venda mais ampla
terá início mais à frente.
A velocidade da eletrificação dependerá de uma
série de fatores. Por um lado, existe a necessidade de uma forte expansão da
infraestrutura de recarga. Por outro, é preciso assegurar-se que as redes de
energia regionais consigam proporcionar capacidade de transferência suficiente
no longo prazo. Também são necessários incentivos financeiros para levar mais
transportadores a investirem em veículos elétricos. Os embarcadores também
podem contribuir, oferecendo contratos mais longos e remunerando mais por
transportes sustentáveis. Muitas transportadoras operam com margens muito
pequenas e,
sendo assim, todo novo investimento precisa ser rentável.
Em paralelo à crescente eletrificação do setor de
transportes, a melhoria contínua dos motores a combustão em caminhões
continuará a desempenhar um papel-chave no transporte de longa distância, por
muitos anos. Os motores atuais dos caminhões são eficientes
conversores de energia que podem operar com diesel ou diferentes combustíveis
renováveis, como biogas liquefeito ou HVO. A tecnologia ainda apresenta
potencial para futuros desenvolvimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário