sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Volvo mostra na Europa caminhões-conceito elétricos pesados



Como reduzir os impactos ambientais e climáticos do transporte pesado se a demanda continua a crescer? A Volvo Trucks, que recentemente iniciou a venda de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa, acredita que a eletrificação pode se tornar uma alternativa competitiva também para caminhões pesados. Para explorer e demonstrar as possibilidades deste segmento a companhia desenvolveu caminhões-conceito elétricos para aplicação em construção civil e distribuição regional.

Caminhões pesados elétricos podem ajudar a aprimorar o ambiente de trabalho para motoristas e trabalhadores na construção civil, graças ao baixo nível de ruído e as emissões zero durante a operação. Estas últimas terão efeito positivo na qualidade do ar em cidades que têm grandes projetos de construção em andamento. Em função da ausência de ruído, estes caminhões podem também rodar em horários extendidos durante o dia. Isso abre novas possibilidades, por exemplo, para projetos de construção civil em grande escala e também para o transporte dentro e no entorno das cidades.

Uma redução no impacto climático do setor de transportes é viável com o uso de veículos elétricos pesados em distribuição regional. Nos EUA, por exemplo, a maior parte da distribuição regional é feita por caminhões.

O plano futuro da Volvo Trucks para caminhões pesados elétricos na construção civil e na distribuição regional é começar com clientes selecionados na Europa, com um número limitado de veículos. A venda mais ampla terá início mais à frente.

A velocidade da eletrificação dependerá de uma série de fatores. Por um lado, existe a necessidade de uma forte expansão da infraestrutura de recarga. Por outro, é preciso assegurar-se que as redes de energia regionais consigam proporcionar capacidade de transferência suficiente no longo prazo. Também são necessários incentivos financeiros para levar mais transportadores a investirem em veículos elétricos. Os embarcadores também podem contribuir, oferecendo contratos mais longos e remunerando mais por transportes sustentáveis. Muitas transportadoras operam com margens muito pequenas e,
sendo assim, todo novo investimento precisa ser rentável.

Em paralelo à crescente eletrificação do setor de transportes, a melhoria contínua dos motores a combustão em caminhões continuará a desempenhar um papel-chave no transporte de longa distância, por muitos anos. Os motores atuais dos caminhões são eficientes conversores de energia que podem operar com diesel ou diferentes combustíveis renováveis, como biogas liquefeito ou HVO. A tecnologia ainda apresenta potencial para futuros desenvolvimentos.

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