O jato E175-E2, da
Embraer, realizou hoje seu voo inaugural decolando das instalações da Empresa
em São José dos Campos. O E175-E2 é o terceiro integrante da família E-Jets E2.
O primeiro voo dá início a uma rigorosa campanha de teste em voo de 24 meses. “O
voo de hoje do E175-E2 simboliza a realização de nossa visão de produzir uma
família de aeronaves comerciais de nova geração que traz economia de custos
incomparável aos nossos clientes, conforto excepcional aos passageiros e menos
emissões para o planeta”, disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer
Aviação Comercial. “O E190-E2 e o E195-E2 já demonstraram um desempenho
incrível e o E175-E2 é igualmente impressionante. Estamos ansiosos para
trabalhar na certificação. Meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários
da Embraer que ajudaram a tornar esse dia possível.”
O E175-E2 decolou às 11:07
da manhã, no horário local, da pista adjacente ao complexo Faria Lima da
Embraer e voou por duas horas e dezoito minutos. O comandante Mozart Louzada
pilotou a aeronave, juntamente com o primeiro oficial Wander Almodovar Golfetto
e os engenheiros de voo Gilberto Meira Cardoso e Mario Ito. A aeronave decolou
e pousou com controles fly-by-wire (FBW) no modo normal. A tripulação avaliou o
desempenho da aeronave, a qualidade do voo e o comportamento dos sistemas.
A
Embraer utilizará três aeronaves na campanha de certificação do E175-E2. O
primeiro e o segundo protótipos serão utilizados para testes aerodinâmicos, de
desempenho e de sistemas. O terceiro protótipo será usado para validar as
tarefas de manutenção e será equipado com interior. Em comparação ao E175 de
primeira geração, o E175-E2 possui uma fileira adicional de assentos, podendo
ser configurado com 80 assentos em duas classes ou até 90 em classe única.
O
avião economizará até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por
assento em comparação ao E175. Assim como o E190-E2 e o E195-E2, o E175-E2 terá
os intervalos de manutenção mais longos na categoria de jato de corredor único,
com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário
para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias adicionais de
utilização da aeronave por um período de dez anos em comparação com os E-Jets
da geração atual. O E175-E2 apresenta novos motores Pratt & Whitney GTF™
PW1700G de alto desempenho, uma asa completamente nova, controles completos
fly-by-wire e novo trem de pouso.
Comparado ao E175 de primeira geração, 75%
dos sistemas de aeronaves são novos. A Embraer é líder mundial na fabricação de
jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o
mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800
pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando
na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos
voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e
tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário