Wagner Gonzalez |
Temporada paulista de 2020 promete
Nem mesmo a dificuldade em definir seu
calendário para o ano que inicia amanhã tem arrefecido os ânimos dos
automobilistas paulistas. A julgar pela movimentação notada na disputa da
última etapa da temporada estadual de 2019 pode-se esperar um ano com grandes
novidades e bons grids, incluindo novas categorias e até mesmo incentivos à
participação feminina. Razões para esse otimismo nascem da visão de alguns
preparadores da F-1600 e do sucesso de competições como a Gold Classic
Interlagos e do Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600.
Praticado dentro de um espírito de
automobilismo raiz, os campeonatos regionais de automobilismo no Brasil têm uma
característica cada vez mais ausente nos torneios de nível nacional. Em vez de
boxes fechados e exageros de profissionalismo que aumentam o custo de forma
astronômica, nas competições regionais pratica-se o espírito da camaradagem sem
deixar de lado o lado competitivo, algo necessário em qualquer esporte.
Certamente nem tudo são maravilhas: os orçamentos mais enxutos e os
patrocínios mais magros resultam em limitações para uma divulgação mais ampla.
Parte desse problema parece estar em vias de
alcançar uma solução: os preparadores da categoria F-1600 optaram por criar uma
associação informal visando o crescimento da especialidade. Há tratativas com a
diretoria da Federação de Automobilismo de São Paulo para tal e nota-se
disposição de ambos os lados para um final feliz a começar pelo presidente da
entidade, José Aloizio Cardozo Bastos:
"Estamos negociando com os principais
donos de equipes da F-1600 para desenvolver novas ideias e explorar as
possibilidades que nosso campeonato oferece. A sede da nossa federação está
sempre aberta para analisar e desenvolver novos projetos, além de termos uma
estrutura técnica e desportiva única, detalhes que garantem consistência a
novas propostas."
De acordo com Juka Gandelim, um dos líderes do
movimento entre os chefes de equipe, a categoria deverá ter um grid mais
expressivo e a participação de mulheres:
"O foco da F-1600 2020 será o campeonato
da Fasp e nossa lista de inscritos vai crescer significativamente, Estamos em
contato com duas meninas interessadas em participar do nosso campeonato e
esperamos anunciar os nomes ainda em janeiro."
Além da F-1600 o calendário paulista receberá
provas para as Fórmulas Vee, Inter e Delta. A primeira tem carros semelhantes
aos usados na F-1600 e este ano alinharam juntas, melhorando a qualidade do
espetáculo; as outras duas também tem carros semelhantes entre si. A F-Inter
usa motor Ford 1.8 com preparação limitada, a segunda tem chassi semelhante,
igualmente projetado por José Minelli, porém equipado com motor Misubishi ASX,
e as duas usam pneus Yokohama, condições que justifica dividirem o mesmo grid
para oferecer disputas mais intensas e permitir um aproveitamento mais racional
da programação.
Outras categorias com grande potencial para
crescer na temporada paulista de 2020 são a Força Livre e a Marcas e Pilotos. A
primeira absorverá os veículos que disputam as provas como a Gold Classic, onde
são admitidos automóveis com diferentes níveis de preparação, expediente que dá
aos preparadores de carros de turismo e protótipos a possibilidade de criar e
desenvolver novas soluções de mecânica e aerodinâmica. A segunda é uma
tentativa de renovar o parque de automóveis de turismo com motores de
até 1600 cm3.
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