A Europa adotou metas rigorosas para reduzir as emissões
dos veículos novos, abrindo espaço para a introdução dos carros elétricos. Mas
o mercado continua a investir em outras opções para substituir os derivados de
petróleo. A Ford anunciou que a sua linha de vans Transit foi aprovada para
rodar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), um tipo de diesel renovável que,
além de óleo de cozinha usado, pode incluir gordura animal, óleo de peixe e
subprodutos de processos industriais em sua composição.
Por usar hidrogênio como catalisador no processo de produção, o HVO queima mais
limpo e tem uma vida útil mais longa que o biodiesel convencional. Ele reduz em
até 90% os gases de efeito estufa, emite menos NOx e partículas e também
facilita a partida do motor em baixas temperaturas.
Há empresas na Europa dedicadas à coleta de óleo de
cozinha usado em
restaurantes, indústrias e escolas, e a União Europeia mantém
um programa, chamado RecOil, para aumentar o seu reaproveitamento na produção
de biodiesel.
A Ford testou exaustivamente o uso do HVO no motor
EcoBlue 2.0 da Transit para garantir seu desempenho e durabilidade, sem a
necessidade de nenhuma modificação no combustível.
O HVO é vendido em postos de combustível selecionados da
Europa, principalmente na Escandinávia e nos países bálticos, tanto na forma
pura como adicionado ao diesel comum. Em outros mercados, ele também é adotado
por frotistas que precisam melhorar sua pegada ecológica, adquirido diretamente
de fornecedores especializados. Se o veículo precisar abastecer em uma região onde o HVO
não é disponível, o motorista pode usar diesel convencional – os combustíveis
podem se misturar no tanque sem problemas.
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