A indústria no rumo da sustentabilidade
Em nossa rotina de redação é cada vez maior a utilização do termo sustentabilidade em muitas matérias da indústria automotiva como um todo, quer automóveis ou mesmo caminhões, motores e tecnologias.
A sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Partindo dessa definição temos que a palavra sustentável, derivada do latim “sustentare”, significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
O conceito amplo de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.
O chamado tripé da sustentabilidade, apresentado pela professora de biologia, Lana Magalhães, compreende três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.
Social - Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
Ambiental - Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico - Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
A indústria cada vez mais demonstra sua preocupação nas ações de melhoria da sustentabilidade. Participamos de muitos eventos e acompanhamos o esforço na busca por um mundo melhor, mais eficiente na forma social, ambiental e economicamente viável.
Vou citar algumas ações que demonstram muito bem o rumo da sustentabilidade adotado pela indústria.
Ônibus GNV e/ou biometano - A dependência 100% ao diesel fica cada dia mais difícil de ser defendida do ponto de vista da sustentabilidade para melhorar o planeta. As emissões de CO2 contribuem para o aumento da poluição global.
A Scania, parceira líder na transição para um setor de transporte mais sustentável, faz parte do problema e trabalha para ser parte da solução na busca por alternativas ao diesel.
Neste momento, o ideal para o ‘Aqui e Agora’ no Brasil é o ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.
Também é da Scania o primeiro caminhão movido a GNV (Gás Natural Veicular) e/ou biometano que circula pelo Nordeste brasileiro. O R 410 6x2 da marca chegou em solo pernambucano para cumprir mais uma etapa da jornada da empresa pela sustentabilidade no transporte.
A parceria da Scania com a Fundação SOS Mata Atlântica continua um sucesso. Desde 2018, quando as primeiras mudas começaram a ser semeadas, até o final de 2020 a quantidade plantada será de quase 75 mil. O que vai gerar uma compensação de 12,3 mil toneladas de CO2, de acordo com a ONG.
Neste primeiro momento, cada caminhão, ônibus, motor, financiamento ou cota de consórcio vendidos valerá uma muda. Em 2018, a “Floresta Scania” recebeu 18 mil mudas, relativas a 15 mil produtos vendidos e 3 mil financiamentos do Scania Banco. Uma compensação de 3 mil toneladas de CO2.
Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo HEINEKEN e a Dinon Transportes, em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental, ganhou o importante reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).
Esse case de boa prática consiste na utilização de veículo com sistema de propulsão convencional (motor de combustão interna e transmissão automatizada) com parâmetros de software customizados no módulo de Powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos, além do sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.
Já o Circuito de Sustentabilidade no Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Pernambuco, mostra a evolução em seu desenvolvimento desde sua inauguração e muitas ações com foco na eficiência sustentável.
Entre elas citamos o Programa de Biodiversidade da Jeep que objetiva a recuperação da mata atlântica nativa do sertão brasileiro. Desde 2014, já foram plantadas mais de 70 mil mudas de 289 diferentes espécies, sendo 27 em extinção. Os locais para o plantio são escolhidos com cuidado, para a formação de corredores ecológicos e atrair a fauna local.
Outra que anunciou sua estratégia de sustentabilidade ambiental foi a Cummins Inc. (NYSE: CMI) que inclui metas que atendem ou excedem os limites do Acordo de Paris das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 2050, a Cummins terá como meta emissões zero de carbono.
Durante a CES 2020 a Toyota resolveu apresentar a cidade do futuro, que combina tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor.
A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.
Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.
Debater o futuro da mobilidade conectada será uma das missões da 29ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, evento que reunirá engenheiros e empresas do setor, entre os dias 8 e 10 de setembro, no São Paulo Expo.
A edição deste ano terá como tema central “O Futuro da Mobilidade Conectada, da Energia à Sustentabilidade” e pretende promover um debate sobre as principais soluções deste tema neste e nos próximos anos.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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