sexta-feira, 20 de abril de 2012

FORD COMPLETA 15 ANOS DE PARCERIA COM O MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DO ABC



A Ford renovou pelo 15º ano a sua parceria com o Movimento de Alfabetização do ABC paulista (MOVA), do qual é a principal apoiadora. Este ano, a empresa está patrocinando mais 25 salas de aula para a alfabetização de cerca de 500 adultos e jovens, com professores voluntários recrutados nas próprias comunidades da região.O MOVA foi criado em 1996 pelo Sindicato dos Metalúrgicos e prefeituras das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Desde então, já ensinou mais de 102.000 pessoas a ler e escrever, sendo 97.534 delas com o apoio da Ford.

"A alfabetização é um indicador básico para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região e o papel do MOVA é reduzir o analfabetismo no Grande ABC, unindo as forças de todos os segmentos. Com seu apoio ao projeto, a Ford mostra que não está voltada somente à produção de veículos, mas também viabiliza projetos importantes de cunho social na educação", diz Nelsi Rodrigues da Silva, coordenador do MOVA.


Transformação
O MOVA utiliza o método Paulo Freire e também mantém parcerias com escolas de inglês e informática. O grande desafio do projeto é que, além de aprender a ler, o aluno sinta-se motivado a continuar os estudos. Alguns deles acabam se tornando educadores e revelam o potencial transformador da educação na vida de uma pessoa."A sensação de ser alfabetizado, poder escrever o nome, ou mesmo ler o letreiro do ônibus, é a mesma de dirigir um carro pela primeira vez: liberdade", resume Cleyde de Cassia, ex-aluna do MOVA, hoje educadora e estudante de Pedagogia."O MOVA é portas abertas para melhorar a vida daqueles que não sabiam ler o mundo e também foi portas abertas para mim, que achava que já lia o mundo. Com o MOVA me vi na necessidade de voltar a estudar e hoje já estou no processo de terminar a faculdade de Pedagogia", completa Maria Edilma Batista Miranda, educadora do Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo.

O site www.Movaabc.org.br traz mais informações sobre o projeto.

Indicadores
O índice de analfabetismo no Brasil caiu de 13,6% no ano 2000 para 9,6% em 2010, considerando a população com mais de 15 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço foi grande, mas ainda há um contingente de 14 milhões de analfabetos nessa faixa etária.De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking dos países com o maior número de analfabetos, seguido por Indonésia e República do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário