segunda-feira, 23 de abril de 2012

TEMPORADA 2012 DA COPA FIAT TRAZ MAIS INOVAÇÃO E EMOÇÃO


A temporada 2012 da Copa Fiat, novo nome para o Trofeo Linea, foi confirmada para começar com a primeira etapa nos dias 2 e 3 de junho, em Londrina (PR). Assim como em 2011, serão seis rodadas duplas. A competição terá mudanças nos carros tanto em motores quanto em suspensão e na aerodinâmica. “A atualização tecnológica dos veículos deve representar um aumento considerável de velocidade em relação aos anos anteriores. Estimamos um ganho mínimo entre dois e três segundos nos tempos de volta”, afirma Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.


Durante aproximadamente oito meses a categoria de turismo do Racing Festival passou por um processo de atualização. A potência do motor Fire T-Jet 1.4l 16v foi aumentada. Nos dois primeiros anos o propulsor atingia 210cv de potência máxima. Para 2012 pode alcançar 230cv ou 260cv. A decisão sobre qual será escolhida será divulgada após os treinos que antecederão à abertura do campeonato. Os 20 carros que devem estrear em Londrina receberam ainda um kit aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior.Os carros foram submetidos a outras mudanças profundas alinhadas ao motor mais forte e aos pneus de competição - agora com aro 18 e não mais com o 16. A suspensão dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. A traseira também foi alterada e permitirá regulagem muito mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Com isso, as equipes poderão mexer no acerto inclusive nos minutos finais dos treinos classificatórios, aumentando as possibilidades de reviravolta nos resultados e na ordem do grid até a última volta.

"Nosso desafio era fazer do carro da Copa Fiat um puro-sangue de corrida sem perder características do veículo de rua. Por isso, mantivemos partes originais como carroceria e monobloco. Conseguimos alcançar o objetivo de produzir um carro com maior potência e estabilidade do que o modelo anterior", explica Dilser. Na avaliação do assessor técnico, é a primeira vez no automobilismo brasileiro que a concepção de um carro conta com a participação de todos os agentes envolvidos - pilotos, equipes, promotores e parceiros técnicos. "Nada foi imposto. Todos foram ouvidos, consultados e apresentaram sugestões. Depois que o protótipo ficou pronto, ele foi testado e aprovado. Nunca um carro nasceu dentro de um clima tão democrático", garante.


O vencedor da Copa Fiat levará como prêmio um Fiat Linea. A Copa Fiat terá sempre duas corridas aos domingos e prevê a exibição ao vivo no canal SporTv, compactos dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo e transmissão online pela BRMTV pela internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário