quinta-feira, 19 de abril de 2012

AUTOS: Quinzena fecha em baixa de 10%

Fonte: Agencia Autodata

A primeira quinzena de abril fechou com emplacamento de 141 mil 725 unidades, segundo dados divulgados pela Fenabrave na quarta-feira, 18. O índice corresponde aos primeiros onze dias úteis do mês, atingidos na terça-feira, 17.
O resultado representa redução de 10,6% ante a primeira quinzena de abril do ano passado. Comparado com o mesmo período de março registra-se estabilidade, em ligeira alta de 0,6%.
A média diária no período foi de 12,9 mil unidades, pouco abaixo da computada no primeiro trimestre, 13 mil. Na segunda quinzena, entretanto, tradicionalmente o ritmo é mais forte. Em março, o mês fechou com média diária de 13,6 mil. Sua primeira metade, 12,8 mil.
Em automóveis e comerciais leves o resultado da quinzena foi 10% abaixo do mesmo período de um ano antes. A redução foi mais significativa nos caminhões, 22% na mesma comparação. Ante a primeira metade de março também baixa no segmento, agora de 5,3%. Os ônibus seguiram ritmo semelhante e fecharam o período em queda de 13% e 8,5%, respectivamente.
Até mesmo as motocicletas colheram resultados negativos na quinzena. Ante a primeira metade de abril de 2011, pelos dados da Fenabrave, as 74,8 mil unidades emplacadas representam redução de 10%. Ante a quinzena do mês passado, de 11%.
A redução dos índices, entretanto, não causou uma mudança no ranking de vendas – mostrando que o panorama é geral e não específico de uma ou outra marca. Na primeira quinzena, considerando-se automóveis e comerciais leves, a Fiat continuou à frente, com 21,6% de participação, com a VW no encalço, apenas 0,2% atrás – o equivalente a somente 300 unidades. Na sequência ficaram GM, 16,6%, Ford, 10%, e Renault, 6,6%. É a mesma ordem do acumulado do ano.
Por modelos, a VW reagiu rapidamente à ofensiva da Fiat, até antes do que se esperava. Enquanto as vendas de Uno e Palio caíram na primeira metade de abril ante um mês antes, na soma em 2,5 mil unidades, as do Gol subiram 1,3 mil. Como resultado o VW retomou a liderança que o Fiat lhe tomara no fechamento de março, inclusive no acumulado, mostrando que a disputa será acirradíssima pelo menos até o fim do semestre. No momento, contando com a primeira quinzena de abril, o placar total do ano aponta Gol com 69,9 mil e Uno com 68,2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário