sábado, 21 de abril de 2012

Mercedes Concept Style Coupé: o estilo rebelde




O cupê de quatro portas é rebelde em termos de estilo: não conformista, provocador e robusto. Os destaques tecnológicos incluem o marcante design dos faróis, com indicadores de direção inovadores, o novo motor turbo a gasolina de quatro cilindros com 155 kW (211 hp) e o sistema 4MATIC de tração integral.

"O Concept Style Coupé é expressivo e poderoso em seu design", declarou o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Adminitração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars. "Nós estamos marcando uma posição bem clara: este é o modelo contra o qual os veículos esportivos do segmento executivo terão que se comparar no futuro."
"Quase em condições de entrar em produção, o Concept Style Coupé estabelece uma nova referência para o design de vanguarda no segmento executivo", enfatizou Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz. "Suas proporções de tirar o fôlego, superfícies onduladas fluidas e linhas esculturais são a expressão física de nossa dinâmica linguagem de design."

Após uma breve aparição no evento Avant/Garde Diaries em Los Angeles (de 20 de abril a 06 de maio), o Mercedes-Benz Concept Style Coupé (comprimento/largura/altura: 4.637/1.891/1.398 mm) celebrará sua premiére mundial na Auto China, em Pequim (entre 23 de abril e 2 de maio).Suas proporções esportivas impressionantes e a poderosa linguagem de design, um jogo entre superfícies côncavas e convexas típico da Mercedes, dão a este cupê de quatro portas uma aparência inconfundível. Entre suas características mais marcantes está a forma como o capô se posiciona, com suas potentes saliências no conjunto dianteiro, assim como a grade em forma de diamante, que segue firmemente as tendências de design estabelecidas pelo Concept A-Class. A pintura do carro é em Alubeam, uma cor que ajuda a reforçar a qualidade escultural de suas linhas. Os faróis inovadores do Concept Style Coupé lembram os olhos sempre alertas de um predador. Em modo standby, eles brilham em vermelho. 

Outro detalhe especial são os indicadores de direção: pontos de luz individuais se acendem em sucessão, como o teclado de um piano. Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as aletas flui na direção da traseira em uma linha declinante característica. Outra linha, mais sinuosa, alarga os ombros musculosos sobre o eixo traseiro, enquanto uma terceira estende-se em uma curva ascendente das rodas dianteiras até a parte de trás. Juntas, essas linhas dão mais profundidade e dinamismo ao perfil lateral. O design ondulado dos destacados espelhos externos tira vantagem das liberdades de design possíveis em um carro conceito.

O mesmo se dá com as rodas de 20 polegadas, com seu design de turbina, extremamente esportivo. Pinos perfurados nos raios revivem novamente o tema do diamante presente na grade dianteira. O Concept Style Coupé tem janelas laterais sem molduras e não tem a coluna central (B). Um grande teto panorâmico cria um interior luminoso e arejado. Uma estrutura metálica, cujo formato evoca o de um santantônio, separa o teto do vidro posterior que, por sua vez, escoa para integrar-se suavemente na traseira do carro. As linhas avançadas do cupê são ainda mais reforçadas pela forma como as luzes traseiras, com seu colorido vermelho metálico, se estreitam até um ponto bem determinado à frente e para o centro da traseira. Um escapamento integrado com duas saídas sublinha as credenciais esportivas do carro e dá mais largura à traseira. Um estreito difusor traseiro também utiliza o padrão pontilhado de diamante da grade. O interior se abre para revelar superfícies expressivamente esculturadas. A estrutura do painel de instrumentos lembra uma asa aberta, com o grande painel com acabamento em fibra de carbono que se estende por toda a sua largura dando elegância e distinção ao cupê. Destacando-se do conjunto de instrumentos ficam os dois tubos, também em fibra de carbono e com acabamento vitrificado. Quando o indicador de direção é ativado, um anel se ilumina nos tubos.

O console central flui para trás em uma onda contínua a partir do painel. Embutido nele há um intrincado módulo de ventilação para os dois assentos traseiros, que também incorpora um compartimento porta-objetos. O mundo da moda inspirou a combinação de cores cinza claro e antracita. Um toque alegre e esportivo é acrescentado pelas costuras e detalhes verdes, que aparecem no painel de instrumentos, no volante, assentos e painéis centrais das portas, entre outros lugares. Materiais finos se combinam a um acabamento manual de alto nível para estabelecer um novo parâmetro em qualidade. Não houve restrições ao uso do couro: o painel de instrumentos é forrado em nobuk branco, criando um interessante contraste com o Alcantara antracita usado em sua parte superior. Camurça é usada no volante esportivo para prover uma aderência melhor. Todos os detalhes cromados e painéis de controle apresentam pela primeira vez acabamento preto anodizado, como acontece nos cronógrafos Sports Edition topo de linha com edição limitada. As superfícies ao redor do painel de controle HMI trazem o brilho do alumínio anodizado em preto.

Os quatro assentos individuais com apoios de cabeça integrados já são conhecidos pela versão esportiva do novo Classe A. Um inserto com revestimento especial iluminado na parte superior dos bancos colabora com a impressão de luminosidade ambiente.
O design das aberturas de ventilação no painel é inspirado nos motores a jato. Como no Concept A-Class, eles são iluminados por trás e mudam de cor conforme a temperatura escolhida pelos ocupantes do carro no sistema de controle de climatização. Quando o ar que entra no carro é frio e refrescante, eles são azuis, mas quando o fluxo de ar é quente, a luz torna-se vermelha. Em temperaturas medianas, as aberturas de ventilação são iluminadas em amarelo fluorescente, combinando perfeitamente com a cor dos detalhes.

Por meio do sistema COMAND Online e vários aplicativos desenvolvidos especificamente pela Mercedes-Benz para serem usados e controlados com o carro em movimento, assim como capacidade para navegar na internet quando ele estiver parado, os ocupantes do Concept Style Coupé ficam sempre conectados e podem manter seu estilo de vida digital o tempo todo.
A Mercedes-Benz está firmemente convencida de que o futuro está na computação via nuvem. O software usado nos aplicativos do COMAND Online não fica armazenado no veículo, mas roda por meio do Daimler Vehicle Backend. A vantagem é que o sistema pode ser atualizado com novos aplicativos "over-the-air" (OTA) por uma conexão de telefone celular, sem necessidade de levar o carro à oficina. Desta maneira, o software está sempre atualizado, independentemente dos ciclos de desenvolvimento tanto dos veículos como dos dispositivos eletrônicos dos consumidores.

Dinâmica esportiva de condução e eficiência exemplar são as marcas do motor do Concept Style Coupé. A poderosa força nas rodas é fornecida pela versão dois litros da nova geração de motores a gasolina com 155 kW (211 hp), combinado com o eficiente sistema 4MATIC de tração integral e a transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT.
Entre os pontos mais importantes do motor de quatro cilindros estão seu sistema de injeção direta, com turbocompressor movido pelos gases do escapamento, e a utilização de injetores de ação rápida com ampla gama de estratificação para operar com misturas "magras", além de ignição multifaíscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário