quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mais de seis mil Citroën 2 CV no maior encontro do gênero do mundo


Com mais de 5.300 inscrições já efetuadas, o 19° Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV promete bater todos os recordes anteriores de participação. De 26 à 31 de julho, em um espaço de 60 hectares na região de Salbris (entre os departamentos do Loire e Cher, na França), a maioria dos clubes 2 CV estarão presentes na manifestação mais importante até agora consagrada ao mítico modelo. No evento, a marca mostrará os quatro protótipos construídos antes da Segunda Grande Guerra, além de promover numerosas ações especiais e animações para o numeroso grupo de proprietários e visitantes. É a ocasião também para a Citroën expor seu carro-conceito REVOLTe, modelo urbano-compacto, luxuoso e tecnológico, cujas linhas foram inspiradas no 2 CV.



 O projeto “TPV” (Trés petite voiture) lançado nos anos 30, tinha como objetivo em seu cahier des charges “transportar quatro pessoas e 50 quilos de batatas, com uma velocidade máxima de 60 km/h”. O lançamento, previsto inicialmente para 1939, foi retardado em função da guerra. Todos os veículos que já haviam sido produzidos foram destruídos, com exceção de quatro exemplares que foram escondidos durante as hostilidades (mais precisamente enterrados no pátio de uma das fábricas, longe do olhar das tropas do Eixo), e de um outro exemplar conservado pela Société Michelin®. O carro foi finalmente exposto no Salão de Paris de 1948. Seu sucesso foi absoluto, com 5.114.969 unidades produzidas – das quais 1.246.335 furgonetas - entre 1948 e 1990.



O Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV acontece a cada dois anos, sendo que a última edição em território francês ocorreu em 1989. Para este ano, numerosos participantes - oriundos de dezenas de países - já tem presença garantida. Para tanto, vários clubes franceses do 2 CV organização pontos de acolhida próximos às fronteiras, simplificando acessos e oferecendo locais disponíveis para hospedagem. Afinal, nada melhor do que chegar ao encontro a bordo do genial modelo que André Lefèbvre concebeu. Um modelo que conquistou o mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário