sexta-feira, 1 de julho de 2011

NA HORA DA REVISÃO NÃO ESQUEÇA OS AMORTECEDORES



O trafegar do veículo impõe oscilações às suas molas e, consequentemente, à sua carroceria. Cabe aos amortecedores controlar estas oscilações para garantir a estabilidade do veículo e, também, as condições de conforto dos ocupantes. Por isso, garantir a durabilidade do amortecedor, responsável por manter os aspectos estruturais do automóvel, dentro dos critérios de cada montadora, é algo importante e que exige atenção. Não exceder a carga máxima do veículo; não fazer alterações das características originais da suspensão; utilizar coxins, batentes e coifas de boa qualidade; fazer alinhamento de direção e balanceamento das rodas na frequência indicada pela montadora do veículo; e evitar arrancadas e freadas bruscas são algumas das atitudes que contribuem para o aumento da vida útil do amortecedor.

De toda forma, é sempre bom lembrar que os amortecedores e molas fazem parte de um conjunto.. É possível ao usuário avaliar a necessidade de troca do amortecedor de diversas formas. Observar se o desgaste dos pneus acontece de forma regular, pois amortecedores desgastados fazem com que o pneu perca contato com o solo provocando desgaste desigual; e ficar atento ao desconforto na dirigibilidade do veículo. Além disso, observar se há perda de estabilidade e, ainda, se há impactos ao passar por irregularidades do solo como quebra-molas ou depressões. Caso alguma dessas situações aconteça, é uma boa hora para procurar o mecânico, pois o amortecedor precisa ser inspecionado ou substituído.

Os amortecedores Nakata possuem dois anos de garantia para veículos de passeio e seis meses para veículos comerciais e pesados ou 50 mil km rodados. Entretanto, já tivemos casos de amortecedores Nakata com mais de cem mil quilômetros rodados que mantiveram praticamente todas as especificações originais" afirma.

Na hora de comprar um bom amortecedor, o consumidor deve procurar uma loja ou um mecânico de referência. É importante ficar atento à peça. O consumidor deve sempre adquirir um amortecedor novo, nunca um recondicionado. Os amortecedores usados podem causar instabilidade, vibrações e ruídos na suspensão e, ainda, comprometer o desempenho dos freios. Além disso, pode reduzir o contato entre o pneu e solo e, com isso, causar acidentes.

Em 2011, a Affinia prevê colocar no mercado, sob a marca Nakata, 36 novas aplicações de amortecedores das Fiat, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Mercedes Benz, Peugeot, Renault, Volkswagen e Volvo. As famílias de automóveis com maior oferta de itens são Corolla da Toyota de 2008 a 2011 e Uno Mille Way, Ideia e Línea, os três últimos da Fiat.

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