quarta-feira, 13 de julho de 2011

FORD AVANÇA NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

            
 O Ford Fusion Hybrid, além da tecnologia híbrida, introduziu no Brasil um novo tipo de pneu de baixa resistência ao atrito, capaz de melhorar o consumo de combustível em cerca de 0,85 km/l. Desenvolvido pela Ford em conjunto com fornecedores, o objetivo é fomentar a utilização de tecnologias pioneiras nos seus veículos globais. A Ford assumiu o compromisso de entregar veículos que sejam os melhores, ou estejam entre os melhores em economia de combustível, em cada produto lançado no mercado, sem sacrificar o desempenho, a capacidade ou o prazer de dirigir. A pressão correta dos pneus também tem um papel importante. Por isso, muitos veículos Ford, como o Fusion e o Edge, vêm com sistema de monitoramento da pressão dos pneus que alerta o motorista quando ela está baixa. Pneus descalibrados podem comprometer tanto a economia de combustível como a segurança.
A resistência ao rolamento, medida da força necessária para o pneu se movimentar na pista, é um elemento-chave na melhoria da economia de combustível. Um ganho de 10% na resistência ao rolamento traz um aumento de cerca de 2% na economia de combustível, segundo os especialistas da Ford, que também pesquisam materiais encontrados em outros produtos, como calçados esportivos, para verificar o seu potencial de aplicação automotiva.

Produzir veículos mais eficientes sem comprometer o desempenho é um ponto importante para a Ford. A marca tem veículos líderes em economia no mercado norte-americano, como o Fusion Hybrid, com consumo na faixa de 17 km/l.

Outro exemplo mundial de veículo líder em enconomia é o New Fiesta. No Brasil, o modelo é equipado com a nova geração de motores Flex Sigma 1.6, desenvolvido para obter a máxima eficiência tanto com etanol como com gasolina. Produzido em Taubaté, no interior paulista, com bloco e cabeçote de alumínio e 16 válvulas de duplo comando variável, ele foi incluído na lista dos 10 carros mais “verdes” de 2011 divulgada pelo Conselho Americano para Economia e Eficiência Energética.

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