Com 1,4 milhão de veículos comercializados em todo o mundo, as vendas do Grupo Renault atingiram um nível histórico e tiveram um aumento de 1,9% em relação a 2010.
As vendas foram alavancadas em todo o mundo (alta de 20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010) e pela marca Renault (alta de 5,7%).
Fatos marcantes para o Grupo Renault no 1º semestre de 2011
Em todo o mundo: o grupo confirmou tanto o seu potencial de crescimento quanto sua globalização, com 542.000 veículos vendidos (+ 20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010). A participação dos veículos do grupo Renault comercializados fora da Europa aumentou 6 pontos, e, agora, representa 40% das vendas.
Na Europa: a marca Renault manteve sua posição de 2ª marca em veículos de passeio e utilitários, com 8,5% de participação de mercado, assim como sua liderança em veículos utilitários, com 15,2% de participação de mercado.
Na França: a Renault continua sendo a 1ª marca tanto em veículos de passeio como em utilitários. Entretanto, as vendas do Grupo Renault em veículos de passeio tiveram uma contração sob o efeito acumulado de um baixo nível de estoque e questões de abastecimento, em um mercado mais elevado que as nossas previsões.
A marca Renault, que progrediu + 5,7% em todo o mundo (112 países de comercialização), representa 83% dos volumes do Grupo, com 1,1 milhão de veículos. A marca Dacia, comercializada exclusivamente nas regiões Europa e Euromed, teve uma queda de - 3% (177.000 unidades) e a marca Renault Samsung Motors, centralizada na Coreia, teve uma queda de -36% (56.000 vendas).
Em veículos de passeio, o Grupo Renault registrou um volume de vendas em alta de + 0,4%, com 1.192 564 veículos. A participação de mercado fechou em 4,3%.
Em veículos utilitários, o volume de vendas do Grupo Renault chegou a 181.559, em alta de + 12,7% em comparação com 2010.
Região Europa (inclusive França)
Veículos de passeio e utilitários: com 831.712 veículos vendidos e uma participação de mercado de 10,1%, o Grupo Renault teve uma queda em termos de volumes (-7,4%), assim como em sua participação de mercado (-0,7 ponto) em veículos de passeio e utilitários, principalmente devido a questões de abastecimento. Nos seis primeiros meses, a perda de receita na Europa ficou como previsto em 50.000 carros, aproximadamente.
Veículos de passeio: o grupo Renault teve uma queda nas vendas de -9,6% e sua participação de mercado atingiu 9,4% (-0,8 ponto). As vendas da marca Renault na Europa foram principalmente alavancadas pelo Twingo, Clio e a família Mégane.
- O Twingo ficou em 3º lugar na Europa, com 10,4% de participação de segmento. Excelente desempenho das séries limitadas Twingo Miss Sixty e Twingo Gordini.
- As vendas do Clio 2 e 3 chegaram a 164.000 unidades.
- Com 215.000 unidades no segmento C, a família Mégane ficou com o 2º lugar, com 7,9% de participação de segmento, principalmente com o Scénic que continua líder dos monovolumes. Com restrições de abastecimento de motores Diesel, a marca Dacia teve uma queda nas vendas de -2,5% e manteve uma participação de mercado de 1,6%. O Dacia Duster, lançado em abril de 2010, teve um franco sucesso, com aproximadamente 71.000 emplacamentos ao final de junho.
Veículos utilitários: a marca Renault se mantém como n° 1 em veículos utilitários na Europa (líder desde 1998), com vendas em progressão de + 7% e uma participação de mercado de 15,2% (com -0,2 ponto). Os resultados se apoiam no sucesso do Master, lançado em abril de 2010, que progrediu quase 4 pontos em seu segmento nos 3 últimos anos, mas também no Trafic e no Kangoo.
Em todo o mundo, os volumes de veículos de passeio e utilitários tiveram um aumento de +20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010 e agora representam 39,5% das vendas do Grupo Renault (em comparação com 33,4%, ao final de junho de 2010). Os veículos utilitários da marca Renault progrediram fortemente em todo o mundo, principalmente nas regiões Euromed (participação de mercado de 9,9%, com alta de 2,6 pontos) e Américas (2,8%, com alta de 0,6 ponto).
Lançamentos de produto no primeiro semestre de 2011
§ Motor Energy dCi 130 (115 g de CO2/km) no Scénic e no Grand Scénic na Europa
§ Renault Sandero Stepway na Rússia, na África do Sul e no Magreb (Argélia e Marrocos)
§ Renault Sandero fase 2 na América do Sul
§ Renault Fluence no Brasil, na Colômbia, na Índia e na China
§ Renault Mégane CC no Euromed
§ Renault Scénic e Grand Scénic na China
§ Renault Latitude na Europa, Turquia, Américas e na China
§ Renault Master na Rússia, Ucrânia e Israel
Perspectivas comerciais para o segundo semestre de 2011O segundo semestre deve ter uma evolução diferente entre os mercados da Europa e do resto do mundo. O Grupo prevê para 2011 um mercado mundial em progressão de +3% a +4% em relação a 2010, apesar de uma queda do mercado europeu estimada entre 0 e -2% e um mercado francês entre -4% e -6% em relação ao ano anterior. A partir de julho, as dificuldades de abastecimento que atingiram principalmente a Europa devem ser solucionadas. As fábricas do Grupo vão recuperar um nível de atividade elevado a partir do final de agosto, e nossos prazos de entrega serão reduzidos. Na França, a participação de mercado do Grupo ao final de 2011 deve estar próxima daquela registrada ao final de 2010.
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