quinta-feira, 14 de julho de 2011

VW TOUAREG PERCORRE MAIS DE 25.000 E CHEGA AO ALASCA

Um Volkswagen Touareg TDI, com motor 3.0L V6 TDI alimentado com diesel limpo e sistema de turboalimentação Garrett, chegou ontem (13/07) à cidade de Deadhors, no Alasca, depois de percorrer 25.750 quilômetros, desde que saiu de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, onde teve início a viagem no último dia 29 de junho. O evento, que recebeu o nome de Pan-Americana Endurance Challenge Touareg TDI Clean Diesel, teve os objetivos de comemorar os 75 anos de existência da Rodovia Pan-Americana; dar ênfase à importância da economia de combustível para diminuir a emissão de CO2 dos motores veiculares, e incentivar a aplicação de tecnologias limpas, como o diesel utilizado durante todo o percurso.

Também envolveu a ajuda à entidade Plan International, organização beneficente que realiza trabalhos em 48 países para defender os direitos da criança e livrar milhões delas do nível de pobreza extrema. O piloto Rainer Zietlow, que comandou o programa, vai doar 10 centavos de euro (R$ 0,22) por quilômetro percorrido para dois povoados da América Latina. Essa doação corresponde a cerca de R$ 5.700,00.

Rainer Zietlow revezou-se na condução do VW Touareg TDI Clean Diesel com Carlos Fernandez e Marius Biela, todos da Alemanha, em etapas com cinco horas de duração. As interrupções foram somente para revezamento dos pilotos, reabastecimento do tanque de combustível, complemento do nível de reservatórios de óleo, água e fluidos e rápidas inspeções técnicas. A viagem terá a duração de 14 dias, com distância média diária superior a 1.400 quilômetros. Ao longo do percurso, a tripulação passou 14 países – Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Estados Unidos e Canadá, enfrentando as mais variadas condições, como o deserto do Atacama, as úmidas florestas da América Central, a vegetação sobre turfos e o frio intenso do Alasca, além de altitudes superiores a 5.000 metros da Cordilheira dos Andes, região onde o sistema de turboalimentação de motores garantiu o bom desempenho do veículo compensando a influência do ar rarefeito.

Rainer Michel, vice-presidente da Volkswagen da América, informou que o VW Touareg TDI Clean Diesel consume 30% menos de combustível e emite 25% menos em CO2 que veículos da mesma categoria. Esclareceu, também, que o Touareg utilizado na viagem faz parte do programa “Pense Azul”, filosofia adotada pela Volkswagen como símbolo de preservação do meio ambiente, por intermédio da eficiência em termos de economia de combustível, veículos de alto desempenho e o desenvolvimento de avançadas tecnologias. E que o Pan-Americana Endurance Challenge Touareg TDI Clean Diesel foi uma excelente ação para demonstrar as vantagens oferecidas pela tecnologia do diesel limpo.

O resultado da viagem será registrado pelo Guiness Book, livro de recordes, como outros eventos comandados pelo piloto Zietlow, especialista em programas de aventura, principalmente no segmento off-road. Além da comemoração dos 75 anos de Rodovia Pan-America, Zietlow coleciona uma série de marcas estabelecidas com veículos Volkswagen nos últimos anos.

Em 2005, em dupla com Ronald Bormann, dirigiu um VW Touareg a 6.080 metros, o qual deu a eles o recorde de mais elevada altitude atingida com um veículo normal de série, também equipado com turbo Garrett. O piloto igualmente estabeleceu recordes com um VW Caddy EcoFuel e um VW Passat EcoFuel, equipados com sistema de alimentação por gás natural, igualmente registrados no Guiness World Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário