quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fundação Volkswagen entrega 7.300 livros no Rio de Janeiro para instituiçõesdo "Entre na Roda"



A Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, entregará nesta quarta-feira (8 de agosto) 7.300 livros para 73 bibliotecas e escolas públicas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Divididos em 73 "baús de leitura", os livros são oferecidos a instituições que participam do projeto de incentivo à leitura "Entre na Roda", promovido pela Fundação Volkswagen.A entrega no Rio de Janeiro conclui a etapa de doação, neste ano, de 31.300 livros, que teve início em junho. As outras 58 cidades participantes do projeto "Entre na Roda", em 2012, nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais (confira a lista completa, abaixo), já foram contempladas com 24.000 livros, divididos em 240 "baús de leitura". O projeto “Entre na Roda” é desenvolvido pela Fundação Volkswagen, desde 2003, com a proposta de formar educadores, bibliotecários e voluntários de instituições públicas para estimular o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. Ao longo de um ano, os participantes passam por oito encontros de formação, com abordagem de vários gêneros: conto literário, novela, romance, teatro, poesia, jornal, entre outros.

O projeto é realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e as secretarias municipais e estaduais de educação e cultura. Oferecido nas modalidades Ensino Fundamental e Educação Infantil, o projeto já atendeu mais de 5 mil educadores, em 276 municípios brasileiros. Neste ano, uma novidade foi a inclusão de títulos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ao “baú de leitura” entregue à Escola Municipal de Educação Especial para Surdos Profa. Ilza de Souza Santos, em São José dos Pinhais (PR). Entre as publicações em libras estão “Cinderela Surda”, “Rapunzel Surda” e “O feijãozinho surdo”.

“O domínio da leitura é essencial para o desenvolvimento escolar, uma vez que todas as disciplinas exigem compreensão de textos. O projeto ‘Entre na Roda’ forma multiplicadores de conhecimento, que disseminarão o prazer pela leitura. Com foco em educação pública, a Fundação Volkswagen leva o ‘Entre na Roda’ também para Estados onde a Volkswagen não tem fábricas, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, trabalhando tanto em pequenas cidades, como em grandes. Agora, iniciamos também na educação em libras, com foco na inclusão”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola. Os livros auxiliam os educadores participantes das oficinas de formação a implementarem rodas de leitura e outras atividades, orientadas pelo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário