sábado, 11 de agosto de 2012

Patagônia e Ginga usam a experiência para assumir a liderança da Mitsubishi Sailing Cup



PATAGÔNIA
O veleiro argentino Patagônia e o brasileiro Ginga foram os grandes destaques desta sexta (10) na Mitsubishi Sailing Cup. Nas duas regatas realizadas em Búzios (RJ), a experiência dos tripulantes de ambos os barcos fez toda a diferença nas provas, já que os ventos estavam mais fortes do que na abertura da etapa, chegando a 20 nós.Em mais um dia com o céu sem nuvens e muito sol, os competidores tiveram uma primeira regata barla-sota com quatro pernas de 1,9 milha (3,5 km) cada, com ventos leste de 14 a 17 nós. Na 3ª prova da etapa, o Patagônia, que tem como tático o hexacampeão de vela Mariano ‘Cole’ Parada, liderou a disputa do início ao final. Na segunda regata, quem tomou a dianteira foi o chileno Claro. A tripulação de Dag Von Apen superou as condições mais adversas até agora na Mitsubishi Sailing Cup, com ventos leste de 20 nós e mar muito agitado, para chegar em primeiro.Com a somatória das quatro regatas disputadas até agora, quem lidera a Mitsubishi Sailing Cup, na classe S40, é o argentino Patagonia, com 7 pontos perdidos (pp). Na segunda colocação vem o brasileiro Crioula, com 10 pp, seguido do chileno Claro, com 13 pp.

GINGA
Classe HPE 25

Na classe HPE 25, quem está traçando, a cada dia, o caminho para a vitória da etapa de Búzios da Mitsubishi Sailing Cup é o veleiro Ginga, de Breno Chvaicer. Após uma vitória na última quinta-feira, o barco paulista ficou com a primeira colocação nas duas regatas de quatro pernas desta sexta, somando agora apenas cinco pontos perdidos na geral. Agora com 5 pontos perdidos, o Ginga lidera, seis pontos a frente do Bixiga, de Pino Marco di Segni (11 pp), e 11 a frente do Repeteco I, de Fernando Haaland (16 pp).

O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40 e HPE25.Mais uma vez, a competição conta com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, além de um barco 100% feminino comandado por Martine Grael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário