O brasileiro Reinaldo Varela conquistou pela segunda vez o título mundial de
rally cross country após vencer o Baja Portalegre, competição encerrada hoje em
Portugal. O primeiro título veio em 2001 em dupla com Alberto Fadigatti enquanto
este ano o piloto paulista teve como navegador o catarinense Gustavo Gugelmin,
este ano usando um Mitsubishi Pajero na maioria das provas. Ao longo de sete
eventos disputados na Itália, Emirados Árabes, Qatar, Espanha, Polônia, Egito e
Portugal (a dupla não disputou a etapa da Hungria), a dupla do Divino Fogão
Rally Team terminou empatada com os árabes Yahya Al Helli e Khalid Al-Kendi,
todos com 146 pontos. Como as duas duplas obtiveram duas vitórias durante a
série de oito competições o desempate foi decidido pelo número de
segundos-lugares, quesito no qual os brasileiros venceram por 2x1. O Baja
Portalegre foi marcado pela boa apresentação das duplas brasileiras: Marcos
Moraes e Du Sachs também andaram forte e fizeram um excelente trabalho de equipe
para garantir o resultado de Varela e Gugelmin, que ofereceram aos dois a
conquista deste fim de semana.
Fatores como as características mais
próximas a um rally de velocidade, a chuva que caiu e tornou ainda mais
importante uma pilotagem cautelosa pelo trajeto marcado por muitas árvores e
cercas e a tensão natural criada pelo título em jogo fizeram da prova portuguesa
uma das etapas mais desgastantes da temporada. Segundo Gustavo Gugelmin, que fez
sua estreia internacional nesta temporada, a atuação de Varela nas estradas do
Além Tejo foi antológica:
"O Varela fez uma pilotagem simplesmente
precisa e consciente, andou uma monstruosidade: fizemos o quarto melhor tempo na
classificação geral da terceira especial! Não há nada mais satisfatório para um
navegador que fazer dupla com um navegador que conquista o título mundial em
dupla com um piloto dessa categoria!"
O esforço de Varela e a navegação
precisa de Gugelmin foram importantes para superar os problemas enfrentados
durante as duas provas especiais de hoje. Na primeira delas dois pneus furados e
o arame farpado de uma cerca que ficou enroscado na parte inferior do carro
significaram um atraso considerável no resultado dessa etapa, na qual a dupla
terminou em sétimo lugar. O abandono de Al Helli e Al Kendi, que bateram seu
carro contra uma árvore, foi um dos motivos que incentivou os brasileiros a
seguir lutando em busca da vitória.
"Tanto quanto esse abandono valeu
muito o incentivo do Marcos Moraes e do Du Sachs, que durante toda a temporada
nos incentivaram e demonstraram um espírito de equipe a qualquer prova. Eu e o
Gustavo estamos orgulhosos em oferecer ao Marcos e ao Du esta
conquista."
Marcos Moraes e Dú Sachs completaram o Baja Portalegre 7m56 à
frente de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, mas um penalização relegou a dupla
formada pelo promotor e diretor do Rally dos Sertões ao segundo lugar na
classificação extra-oficial da prova.
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