A Continental, uma das principais fabricantes de
componentes automotivos do mundo, começou a produzir sistemas antibloqueio de
freios (ABS), em sua fábrica na cidade de Várzea Paulista, a aproximadamente 70
quilômetros de São Paulo.
“O uso dos sistemas ABS está
em franco crescimento no mercado brasileiro, já que a partir de 2014 o
dispositivo de segurança será obrigatório para todos os veículos novos
produzidos no País, conforme as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de
Trânsito (Contran). Ao produzir esses sistemas no Brasil, estamos combinando
nosso portfólio com as necessidades de nossos clientes locais", afirmou
Frank Jourdan, vice-presidente executivo da Unidade de Negócios de Sistemas de
Freios Eletrônicos, da Divisão de Chassis & Safety da Continental, durante
a cerimônia de inauguração oficial.
A produção local é resultado
de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões em um projeto internacional
da Continental que integra a nova linha de ABS à fábrica existente, onde a
empresa já produz sistemas de freios hidráulicos. Isso torna Várzea Paulista a
primeira localidade da Continental para produção do sistema de freios
eletrônicos na América do Sul.
Vale destacar que a
Continental é pioneira na fabricação de Sensor de Velocidade de Roda
(componente do ABS) no País, na planta da empresa na cidade de Salto, também no
interior de São Paulo.
Desenvolvimento
e produção para o mercado sul-americano
Sistemas antibloqueio de
freios (ABS) evitam o travamento das rodas quando os freios são acionados em
caso de emergência; como resultado, o veículo permanece estável e controlado. O
sistema de segurança ABS é, atualmente, um equipamento de série para veículos
de passageiros e uma exigência legal em muitos países. A fábrica de Várzea
Paulista abriga agora a engenharia de aplicação e a produção local do MK 70 e
MK 78 - sistemas de freios eletrônicos com funcionalidade ABS para veículos
compactos e sub-compactos, adaptados ao mercado sul-americano.
"A produção de ABS será
baseada em um sistema de dois turnos na primeira metade de 2013; na segunda
metade do ano três turnos serão aplicados. No total, serão gerados 80 novos
empregos, diretos e indiretos, para alcançar isso", destaca Michael Diehl,
responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Freios Eletrônicos no
Brasil.
A capacidade máxima da nova
linha de produção de ABS é de 1,2 milhões de unidades por ano. A fábrica de
Várzea Paulista foi inaugurada em 1969, e também é o centro da Divisão de
Chassis & Safety para o desenvolvimento e a produção de sistemas de freios
hidráulicos no País.
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