A Audi permanece imbatível
entre os protótipos na temporada 2013. O Audi R18 e-tron quattro, máquina
híbrida da marca das quatro argolas, venceu a quarta de oito etapas do FIA
World Endurance Championship (WEC), além da conquista das 12 Horas de Sebring em
março, em prova que não era válida pelo Campeonato Mundial de Endurance. O fim
de semana no Brasil terminou com a vitória de Marcel Fässler/André
Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), à frente de Loïc Duval/Tom
Kirstensen/Allan McNish (FRA/DIN/GBR). Ao vencer a Le Mans 6 Horas de São
Paulo, o trio reduziu a diferença que os separa dos companheiros de equipe na
tabela de classificação do campeonato em oito pontos - de 30 para 22.
Depois de uma
corrida perfeita, os atuais campeões mundiais de endurance asseguraram a
segunda vitória da temporada - a primeira havia sido nas 6 Horas de
Spa-Francorchamps, na Bélgica, em maio. Interlagos recebeu 38 mil torcedores,
que assistiram o carro número 1, de Fässler, Lotterer e Tréluyer cruzar a linha
de chegada com uma vantagem de três voltas sobre os companheiros de equipe.
Após a conclusão de metade da temporada, a disputa pelo título começa a ficar
dramática depois que os vencedores das 24 Horas de Le Mans Loïc Duval, Tom
Kristensen e Allan McNish chegaram à capital paulista com uma vantagem de 30
pontos na tabela.
A diferença
significativa na corrida, porém, não refletiu a verdadeira performance do carro
número 2. Nos estágios iniciais ca prova, o escocês Allan McNish dominou as
ações já na largada assumindo a liderança. Então, o trio teve um raro
contratempo. Durante um período de safety car, Tom Kristensen fez seu pit stop
e voltou atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento que o LMP1. O
recordista de vitórias em Le Mans, que registrou a melhor volta da corrida,
perdeu meio minuto porque o carro à frente não mantinha o mesmo ritmo dos
outros à frente durante a permanência do safety car na pista. Duval depois
assumiu o volante do #2 e iniciou o processo de recuperação quando, na volta
142, saindo dos pits, ele perdeu a roda traseira direita e teve de completar
uma volta inteira em três rodas. Isso resultou em duas penalizações com
stop-and-go que completaram a rodada de má sorte do trio vencedor de Le Mans,
que perdeu um total de quatro voltas em virtude de tais fatores.
No final,
entretanto, o diretor de motorsports da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich teve razões
para se sentir satisfeito com um fim de semana em que os objetivos principais
foram alcançados. O Audi Sport Team Joest conseguiu tudo o que era possível em
Interlagos ao fazer a primeira fila na classificação com os dois carros e
depois a dobradinha na prova - foi a primeira vitória da equipe na América do
Sul. A lamentar, somente a tão esperada batalha contra a Toyota, que não chegou
a acontecer. Com apenas um carro inscrito, os japoneses se envolveram em um
acidente ainda na volta 25, e como resultado foram forçados a abandonar.
Daqui três semanas,
a Audi Sport espera manter a fase de sucessos. No dia 22 de setembro o FIA WEC
desembarca nos Estados Unidos para competir no Circuit of Americas, na cidade
de Austin, Texas.
Declarações após a prova
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "É ótimo estar de volta ao topo do pódio. Foi
uma corrida cheia de incidentes e nós tivemos sorte de não estarmos envolvidos
em nenhum durante as seis horas. Isso nos ajudou a fazer uma parte final da
corrida sem pressão do segundo colocado e levar o carro para a vitória. O time
todo fez um trabalho fantástico."
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Foi importante para nós diminuir a diferença
na classificação do campeonato. Claro que a prioridade hoje era conquistar uma
vitória para a Audi, e nós pudemos alcança-la mesmo com a corrida difícil para
o carro #2. Foi uma pena a Toyota ficar de fora, porque certamente a corrida
seria bastante movimentada. Mas nosso time fez um ótimo trabalho e pode se
orgulhar por esse resultado."
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Estamos muito felizes por esse resultado,
principalmente depois dos problemas que enfrentamos em Le Mans. Obviamente
fomos beneficiados pelos problemas que nossos concorrentes tiveram, mas isso
nos permitiu ser mais cautelosos na pilotagem, especialmente em meio ao tráfego
na pista. Quero deixar um grande 'obrigado' aos meus companheiros, mecânicos e
engenheiros pelo trabalho neste fim de semana."
Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Não fomos os mais rápidos hoje e precisamos
estudar o que houve. Tivemos um pouco de azar durante a entrada do safety-car
no início da prova e, além, disso, perdi a roda traseira direita do carro
depois do meu primeiro pit-stop. Quando voltei aos boxes para colocá-la de
volta, o sensor de velocidade não estava funcionando e acabei entrando rápido
demais na área de pits. Foram duas penalizações e isso nos impediu de brigar
pela vitória. No final, tivemos sorte em terminar na segunda posição. Se a
Toyota tivesse ficado na pista, as coisas certamente seriam mais difíceis. Por
isso, considero que foi uma boa corrida para a Audi."
Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Essa prova mostrou o quanto foi importante o
trabalho da equipe na pré-temporada. No ano passado, fomos batidos pela Toyota
em Interlagos, mas agora voltamos bastante fortes. Foi uma pena, porém, eles
terem saído da corrida tão precocemente. E, infelizmente, uma série de
circunstâncias impediram nosso carro de brigar pela vitória. Mas o campeonato
segue bem interessante."
Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Depois de uma boa largada para os nossos dois
carros, a nossa adversária Toyota infelizmente teve de abandonar. Eu estava no
controle da prova e consegui colocar certa vantagem sobre o segundo colocado.
Mas então a mesa virou, infelizmente. Uma roda se soltou do carro e tivemos
duas penalizações depois disso. E então, foi somente questão de manter o carro
na pista e trazê-lo de volta para casa em segurança e somar nossos pontos para
o campeonato. Parabéns à Audi por vencer nesta pista".
Confira os 10 primeiros colocados nas 6 Horas de
São Paulo:
1.
Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 235 voltas
2.
Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) - 3 voltas
3.
Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - 5 voltas
4.
Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - 13 voltas
5.
Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) - 14 voltas
6. Kaffer/Perez
Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - 14 voltas
7.
Jeannette/Wirdheim/Zugel (Zytek-Nissan) - 18 voltas
8.
Ihara/Merlin/Nicolet (Morgan-Nissan) - 21 voltas
9. Bruni/Fisichella
(Ferrari) - 23 voltas
10. Mücke/Turner
(Aston Martin) - 23 voltas
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