domingo, 1 de setembro de 2013

Audi faz dobradinha nas 6 Horas de SP


A Audi permanece imbatível entre os protótipos na temporada 2013. O Audi R18 e-tron quattro, máquina híbrida da marca das quatro argolas, venceu a quarta de oito etapas do FIA World Endurance Championship (WEC), além da conquista das 12 Horas de Sebring em março, em prova que não era válida pelo Campeonato Mundial de Endurance. O fim de semana no Brasil terminou com a vitória de Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), à frente de Loïc Duval/Tom Kirstensen/Allan McNish (FRA/DIN/GBR). Ao vencer a Le Mans 6 Horas de São Paulo, o trio reduziu a diferença que os separa dos companheiros de equipe na tabela de classificação do campeonato em oito pontos - de 30 para 22.

Depois de uma corrida perfeita, os atuais campeões mundiais de endurance asseguraram a segunda vitória da temporada - a primeira havia sido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em maio. Interlagos recebeu 38 mil torcedores, que assistiram o carro número 1, de Fässler, Lotterer e Tréluyer cruzar a linha de chegada com uma vantagem de três voltas sobre os companheiros de equipe. Após a conclusão de metade da temporada, a disputa pelo título começa a ficar dramática depois que os vencedores das 24 Horas de Le Mans Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish chegaram à capital paulista com uma vantagem de 30 pontos na tabela.


A diferença significativa na corrida, porém, não refletiu a verdadeira performance do carro número 2. Nos estágios iniciais ca prova, o escocês Allan McNish dominou as ações já na largada assumindo a liderança. Então, o trio teve um raro contratempo. Durante um período de safety car, Tom Kristensen fez seu pit stop e voltou atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento que o LMP1. O recordista de vitórias em Le Mans, que registrou a melhor volta da corrida, perdeu meio minuto porque o carro à frente não mantinha o mesmo ritmo dos outros à frente durante a permanência do safety car na pista. Duval depois assumiu o volante do #2 e iniciou o processo de recuperação quando, na volta 142, saindo dos pits, ele perdeu a roda traseira direita e teve de completar uma volta inteira em três rodas. Isso resultou em duas penalizações com stop-and-go que completaram a rodada de má sorte do trio vencedor de Le Mans, que perdeu um total de quatro voltas em virtude de tais fatores.


No final, entretanto, o diretor de motorsports da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich teve razões para se sentir satisfeito com um fim de semana em que os objetivos principais foram alcançados. O Audi Sport Team Joest conseguiu tudo o que era possível em Interlagos ao fazer a primeira fila na classificação com os dois carros e depois a dobradinha na prova - foi a primeira vitória da equipe na América do Sul. A lamentar, somente a tão esperada batalha contra a Toyota, que não chegou a acontecer. Com apenas um carro inscrito, os japoneses se envolveram em um acidente ainda na volta 25, e como resultado foram forçados a abandonar.

Daqui três semanas, a Audi Sport espera manter a fase de sucessos. No dia 22 de setembro o FIA WEC desembarca nos Estados Unidos para competir no Circuit of Americas, na cidade de Austin, Texas.

Declarações após a prova

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "É ótimo estar de volta ao topo do pódio. Foi uma corrida cheia de incidentes e nós tivemos sorte de não estarmos envolvidos em nenhum durante as seis horas. Isso nos ajudou a fazer uma parte final da corrida sem pressão do segundo colocado e levar o carro para a vitória. O time todo fez um trabalho fantástico."

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Foi importante para nós diminuir a diferença na classificação do campeonato. Claro que a prioridade hoje era conquistar uma vitória para a Audi, e nós pudemos alcança-la mesmo com a corrida difícil para o carro #2. Foi uma pena a Toyota ficar de fora, porque certamente a corrida seria bastante movimentada. Mas nosso time fez um ótimo trabalho e pode se orgulhar por esse resultado."

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Estamos muito felizes por esse resultado, principalmente depois dos problemas que enfrentamos em Le Mans. Obviamente fomos beneficiados pelos problemas que nossos concorrentes tiveram, mas isso nos permitiu ser mais cautelosos na pilotagem, especialmente em meio ao tráfego na pista. Quero deixar um grande 'obrigado' aos meus companheiros, mecânicos e engenheiros pelo trabalho neste fim de semana."

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Não fomos os mais rápidos hoje e precisamos estudar o que houve. Tivemos um pouco de azar durante a entrada do safety-car no início da prova e, além, disso, perdi a roda traseira direita do carro depois do meu primeiro pit-stop. Quando voltei aos boxes para colocá-la de volta, o sensor de velocidade não estava funcionando e acabei entrando rápido demais na área de pits. Foram duas penalizações e isso nos impediu de brigar pela vitória. No final, tivemos sorte em terminar na segunda posição. Se a Toyota tivesse ficado na pista, as coisas certamente seriam mais difíceis. Por isso, considero que foi uma boa corrida para a Audi."

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Essa prova mostrou o quanto foi importante o trabalho da equipe na pré-temporada. No ano passado, fomos batidos pela Toyota em Interlagos, mas agora voltamos bastante fortes. Foi uma pena, porém, eles terem saído da corrida tão precocemente. E, infelizmente, uma série de circunstâncias impediram nosso carro de brigar pela vitória. Mas o campeonato segue bem interessante."

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Depois de uma boa largada para os nossos dois carros, a nossa adversária Toyota infelizmente teve de abandonar. Eu estava no controle da prova e consegui colocar certa vantagem sobre o segundo colocado. Mas então a mesa virou, infelizmente. Uma roda se soltou do carro e tivemos duas penalizações depois disso. E então, foi somente questão de manter o carro na pista e trazê-lo de volta para casa em segurança e somar nossos pontos para o campeonato. Parabéns à Audi por vencer nesta pista".


Confira os 10 primeiros colocados nas 6 Horas de São Paulo:

1. Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 235 voltas
2. Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) - 3 voltas 
3. Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - 5 voltas
4. Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - 13 voltas
5. Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) - 14 voltas
6. Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - 14 voltas
7. Jeannette/Wirdheim/Zugel (Zytek-Nissan) - 18 voltas
8. Ihara/Merlin/Nicolet (Morgan-Nissan) - 21 voltas
9. Bruni/Fisichella (Ferrari) - 23 voltas
10. Mücke/Turner (Aston Martin) - 23 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário