É com muito prazer e orgulho que compartilhamos com você,
nosso assíduo leitor, a conquista da Coluna Mecânica Online® como uma das
vencedoras do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de
Engenheiros da Mobilidade. Na manhã da terça-feira, 27 de agosto de 2013, fui
na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, receber a Menção Honrosa na
categoria Internet pela matéria Audi e-tron quattro: um novo princípio de
propulsão, publicada em 30 de junho de 2012.
Destacando o marco histórico de pela primeira na 24 horas de
Le Mans, um veículo com propulsão híbrida - o R18 Audi e-tron quattro – ter
conquistado a vitória, a matéria revela a tecnologia desenvolvida pela
Audi no primeiro carro a combinar um eficiente motor turbo de injeção
direta com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida
com o protótipo, numa forma inteiramente diferente. Pela primeira vez na
história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo
tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros
de produção: e-tron quattro.
Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de
tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada
unidade quattro com o potencial da eletro mobilidade. Para este fim, um eixo do
veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.
No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do
eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica
a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma
velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está
integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cavalos de potência continua
a transmitir a sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se
complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.
Nesse momento de felicidade, temos sempre que agradecer! O primeiro reconhecimento é
para nosso leitor, nosso internauta, que encontra na coluna Mecânica Online®
uma ferramenta para saber mais sobre o automóvel, motocicletas, caminhões e
inovações. É por causa de você que trabalhamos e nos esforçamos todos os dias
na melhor informação.Muito importante também é o reconhecimento dos colegas da
imprensa, da engenharia, e recebermos essa distinção por meio desse prêmio tão
prestigioso significa que estamos no caminho certo e ainda melhor: reconhecendo
todas as pessoas que direta ou indiretamente nos ajudaram a chegar até aqui.
O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo tem o objetivo de
estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita e online, geral e
especializada, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira,
contribuindo para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do
mundo. Nesta 7ª edição concorreram 352 trabalhos sobre tecnologia da mobilidade
nos modais terrestre, aeroespacial e naval publicadas em jornais, revistas e
sites brasileiros de 1º de março de 2012 a 22 de março de 2013.
Agradecemos também todas as pessoas que colaboram conosco,
vestem nossa camisa, aos assessores de imprensa, aos executivos que nos
atendem, empresas que acreditam e participam do nosso trabalho, aos colegas e
amigos da imprensa especializada brasileira e internacional e principalmente
aos veículos da imprensa que reproduzem nossa coluna. Obrigado.
Aproveitamos esse momento para renovar nossa motivação e
empenho, buscando evoluir sempre no trabalho que gostamos de fazer, objetivando
a informação mais completa, combinando textos, fotos, animações e vídeos, sendo
multimídia e interativos, acima de tudo agindo como pessoas e escrevendo sobre
mecânica do jeito que você entende.
MECÂNICA ONLINE
· Novo
Clio econômico – Com
a marca de 29,4 km/l, conquistada com o Novo Clio, a jornalista Scheila Canto,
do programa Auto News TV, foi a vencedora da competição de economia de
combustível, realizada pela Renault, no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita
(RS). A prova fez parte do evento do Seminário Eficiência Energética, que teve
a participação de 85 jornalistas de todo o país.
· Motor
com lançamento mundial no Brasil – A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com
injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com
gasolina. O Duratec Direct é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além
de outras inovações nesse segmento de veículos. Em breve uma coluna específica
sobre a novidade.
· 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética - Depois de três dias de
competição em São Paulo, onde cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29
universidades de sete Estados competiram, hora de conhecer os vencedores! Os
primeiros colocados foram: com veículo movido a gasolina foi o Instituto Mauá
de Tecnologia /SP com a marca de 405,845 quilômetros por litro; Na categoria
Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, que
fez 233,057 km/l; Na categoria Elétrico a vitória foi da Escola de Engenharia
de São Carlos/SP com o consumo 42,492 KJoules.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do
Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário