segunda-feira, 26 de agosto de 2013

6 Horas de São Paulo: No Brasil, Audi quer manter sequência de vitórias


A equipe Audi enfrenta dois grandes desafios rumo à quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A Le Mans 6 Horas de São Paulo acontece neste final de semana (domingo, dia 1º de setembro) no Autódromo de Interlagos, e o time das quatro argolas tentará manter a série invicta de 2013 - foram quatro vitórias, contando as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans - e também vencer pela primeira vez nos 4.309 metros do traçado paulistano.Embora tenha vencido todas as três provas da temporada até o momento (Silverstone, Spa e Le Mans - a corrida de Sebring era extra-campeonato), a equipe de Ingolstadt não teve o melhor desempenho nos 4.309 metros do traçado paulistano na prova do ano passado, vencida pela Toyota de Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. 

O tradicional circuito da capital paulista é o mais curto da temporada do Mundial de Endurance e traz grandes desafios no acerto dos protótipos por suas características bastante diversas, como subidas, descidas, curvas cegas, curvas de alta, de baixa velocidade e uma longa reta, além da baixa abrasividade do asfalto, que resulta em menor aderência dos pneus. Para os pilotos, o sentido anti-horário da pista traz um desafio físico, especialmente à musculatura do pescoço.

Tanto que para manter a invencibilidade de 2013, a Audi vem a São Paulo com seus dois R18 e-tron quattro sem a configuração do "long-tail" usada por um dos carros na prova de Spa-Francorchamps e pelos três bólidos em Le Mans. A configuração tinha uma traseira mais longa e menos pressão aerodinâmica, feita especialmente para circuitos de alta velocidade, o que não é o caso de Interlagos.


Os dois carros da Audi serão pilotados pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans e atual líder do campeonato - Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish; e pelos vice-líderes da temporada, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer. 

O brasileiro Lucas Di Grassi, que há um ano fez sua estreia pela esquadra alemã justamente em solo nacional com um lugar no pódio e a volta mais rápida daquele final de semana, irá ajudar a equipe com seus conhecimentos trabalhando junto dos engenheiros e dos pilotos de dentro dos boxes. Como parte do plano pré-estabelecido desde o início da temporada, Lucas não seria inscrito nas corridas do WEC fora da Europa - ele foi terceiro em Spa e em Le Mans correndo ao lado de Marc Gené e Oliver Jarvis. Di Grassi estará disponível e comunicará suas impressões do R18 e-tron quattro para a imprensa, convidados VIP e espectadores presentes."Trabalhamos muito forte como um time e estamos firmemente seguindo um plano para conquistarmos mais um título do Mundial de Endurance. Estou preparado para ajudar a Audi no que for preciso no Brasil, seja nos boxes passando minhas impressões e dando dicas sobre a pista, seja no relacionamento com mídia e patrocinadores. E apesar de eu não estar no carro no final de semana, estou bastante ansioso para ver o nosso desempenho, pois acumulamos muitos dados da corrida do ano passado, então a expectativa inicial é que a nossa performance seja melhor em relação a 2012", destacou Lucas Di Grassi.


Programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Sexta-feira, 30 de agosto
11h05 - 12h35: 1º Treino Livre
15h40 - 17h10: 2º Treino Livre

Sábado, 31 de agosto
10h20 - 11h20: 3º Treino Livre
15h10 - 15h35: Treino Classificatório

Domingo, 1º de setembro
12h00 - 18h00: Corrida

Visite www.audi-motorsport.com e siga @Audi_Sport no Twitter. O site transmitirá a corrida ao vivo via streaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário