sexta-feira, 23 de agosto de 2013

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética será na próxima semana em São Paulo


Evento de suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética será realizada na próxima semana (26 e 30/8) no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), reunindo alunos e professores de diversos cursos de engenharia em todo o Brasil.É a disputa mais diferente que existe em circuitos normalmente utilizados por barulhentos e velozes veículos de competição. Não tem barulho e poluição sonora e não adianta ser o mais rápido. E o formato dos protótipos é livre e por isto surgem alguns modelos com desenhos inusitados. A meta sempre é a eficiência energética, para que vença o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movido por gasolina, etanol ou eletricidade.

Um ponto importante é a utilização de maneira racional e inovadora dos materiais. Os veículos são super leves, pesando cerca de 25 quilos, e a maioria é construída de material reciclado. Mas nenhum deles custa mais do que R$ 5 mil. 


Em todas as três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (28/8). Desta forma, após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética. O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. "Mas o conhecimento é o principal troféu para os alunos", enaltece Andriolo.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol é de 736,395 km/l, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2011. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:

26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris. 
Consulte http://www.maratonadaeficiencia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário