terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ônibus Volkswagen são transformados em delegacias móveis


A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, começa a entregar as primeiras unidades dos ônibus VW 15.190 ODR produzidos especialmente para o programa “Mulher, Viver Sem Violência”, do Governo Federal. 

Transformados em delegacias móveis, os veículos, que percorrerão as áreas rurais e de difícil acesso do País, têm os mesmos chassis e tecnologia do programa Caminho da Escola, com configurações especiais que garantem maior conforto nessa operação.Em seu interior, as unidades contam com duas salas de atendimento, cockpit customizado para transporte dos tripulantes, netbooks, impressoras, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Tudo para garantir uma estrutura adequada no atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência no campo e na floresta.

Quatro unidades foram entregues na último dia 21 de agosto, pelo Governo Federal às autoridades e trabalhadoras rurais da Jornada das Margaridas, em Brasília (DF). Ao todo, serão entregues 54 veículos no País, sempre duas unidades para cada unidade da federação, um investimento de R$ 30 milhões. A gestão de logística e o itinerário dos ônibus são de responsabilidade dos governos estaduais e dos municípios-pólo, tendo monitoramento da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo e na Floresta.

Tecnologia na zona rural

 Os ônibus VW 15.190 ODR são equipados com o motor MAN D08 que atende as normas de emissões PROCONVE P-7 por meio da inovadora tecnologia de Recirculação dos Gases de Exaustão – EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32. Os veículos foram desenvolvidos especialmente para o trânsito em área rural, contando com suspensões reforçadas, bem como maior ângulo de ataque (de entrada) e de saída, com balanços dianteiro e traseiro reduzidos. Os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, trazendo eficiência a seus usuários e atingindo todas as regiões onde houver necessidade de amparo à mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário