sábado, 31 de agosto de 2013

Audi conquista terceira pole position no WEC


Os dois times de pilotos da Audi protagonizaram uma intensa batalha pela pole position no treino classificatório deste sábado em Interlagos. Primeiro, Marcel Fässler (SUI) e Löic Duval (FRA) entraram na pista, respectivamente com os carros numerais 1 e 2, para duas voltas cada um. Em seguida, Benoît Tréluyer (FRA) e Tom Kristensen (DIN) assumiram os cockpits para mais duas voltas cada. A decisão da posição de honra no grid saiu somente nos últimos instantes do treino. Em um primeiro momento, o trio vencedor de Le Mans tinha a pole position com uma vantagem de 0s172, mas Tréluyer melhorou sua marca e baixou a média das voltas do carro 1 para um tempo 0s05 mais veloz que o de seus companheiros de equipe.Esta foi a segunda pole do carro número 1, que larga na primeira posição tal qual tinha feito na etapa de Spa-Francorchamps (Bélgica), em maio. O carro da Toyota, a 0s277 da marca estabelecida pela Audi, larga na terceira posição do grid neste domingo.

O equilíbrio mostrado no treino classificatório deste sábado praticamente impede maiores conclusões sobre favoritismo para a corrida deste domingo. Especialmente em Interlagos, uma pista com um trecho intermediário marcado por curvas de baixa velocidade, a Audi - por conta do regulamento - não pode usar o sistema híbrido do R18 e-tron quattro em velocidades inferiores a 120 km/h. Além disso, a expectativa dos engenheiros do Audi Sport Team Joest, é de que os carros alemães façam uma parada a mais nos boxes em relação ao carro da Toyota. Isso porque, também em função do regulamento, o tanque de combustível dos carros da Audi - que são movidos a diesel - é significativamente menor.


Lucas di Grassi, que também está em Interlagos acompanhando a Audi na quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, destacou que os carros da equipe terão de ser entre quatro e seis décimos mais rápidos por volta do que a concorrente Toyota, que venceu as 6 Horas de São Paulo do ano passado. "Por uma questão de regulamento, o tanque de combustível dos R18 são bem menores. Nosso carro tem 58 litros, contra 75 dos Toyota, isso porque nós usamos diesel e eles gasolina, então o nosso consumo é menor, e isso é uma forma de trazer mais equilíbrio ao campeonato. Mesmo assim, no âmbito geral aqui em Interlagos eles devem fazer um pit stop a menos que a gente. Por isso temos de ser mais rápidos durante toda a prova para conquistarmos a vitória. A estratégia e a velocidade nestas seis horas serão os fatores fundamentais", afirmou.

As 6 Horas de São Paulo, prova válida pelo Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) terá largada ao meio-dia deste domingo. A corrida será transmitida para todo o país, na íntegra, pelo canal por SporTV 3, e também pode ser assistida na internet através dos sites: www.audi-motorsport.com e www.fiawec.com.

Declarações após o treino classificatório

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "O treino classificatório mostrou que nós temos um time de pilotos que está em um nível muito alto e consistente. Estou muito satisfeito com a performance que nos colocou nas duas primeiras posições do grid. Mas no domingo um novo desafio nos espera. Acredito que faremos um pit stop a mais que a Toyota, já que nosso tanque de combustível sofreu uma modificação imposta pelo regulamento logo antes da corrida em Le Mans. Mas vamos nos concentrar para transformar este desafio em um novo grande resultado."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "Nossos pilotos estavam bastante concentrados, o carro foi perfeito e a equipe fez um excelente trabalho. Foi um início de fim de semana bastante motivador. Estamos bem preparados e mal posso esperar pelo início da corrida."

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Depois dos treinos livres nós já esperávamos uma classificação equilibrada, e largar na primeira fila é uma ótima base para a corrida. Além disso, a pole position garante mais um ponto para os pilotos do carro número 1 no campeonato. Tudo correu bem e os pilotos estão satisfeitos. Agora vamos pensar no domingo porque temos de começar a corrida com os pneus usados na classificação. Mas para os fãs, tenho certeza que será uma corrida e tanto."



Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "Apenas no treino classificatório das 12 Horas de Sebringa diferença entre os nossos carros foi menor do que esta. No fim, vale o melhor tempo e não a diferença entre eles. Mais importante que a diferença é o fato de marcarmos um ponto no campeonato. Isso é mais um passo na nossa recuperação."








André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Eu posso realmente contar com meus companheiros de equipe. Todos fizeram um trabalho de primeira classe. Estarmos tão próximos é um bom sinal para os dois carros. Para nós, afinal, é importante estar à frente da Toyota e espero que essas posições se mantenham no domingo."



Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Foi uma classificação particularmente difícil. Com pneus novos, Marcel (Fässler) fez um ótimo trabalho. Eu não estava tão confiante no começo porque peguei um pouco de tráfego e meu carro saía um pouco de frente. No final, consegui uma boa sequência de voltas e foi importante ver que os pneus ficaram em boas condições para a corrida. Claro que no domingo, também vai contar muito a estratégia. Mas tudo parece bem e temos de manter nosso foco."

Löic Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "O ponto positivo é que nosso Audi R18 e-tron quattro está bem acertado. Acho que fui um pouco conservador nas minhas voltas, embora os tempos não tenham sido ruins. Ficamos em segundo quando, na verdade, preferiríamos estar na frente. Mas estamos ainda na primeira fila e absolutamente competitivos. Um ano atrás, a Toyota estava na nossa frente e agora está atrás."

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quatro #2): "Nosso carro estava bom e minha primeira volta rápida tinha sido muito boa. Infelizmente, na segunda volta não fui tão bem. Quando vi meu tempo na casa de 1m21s3, eu sabia que a pole position era possível. Mas acabei tocando a zebra do lado esquerdo no 'S' do Senna e rodei. Deixei o carro rolar e assim conservei os pneus para a corrida. Nossos companheiros de equipe estão de parabéns pela performance hoje."

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Para a Audi, estar de forma sólida na primeira fila é fantástico. Löic e Tom, infelizmente, não conseguiram uma volta totalmente limpa. Mas o importante é que estamos confortáveis com o nosso carro. No domingo, acho que a corrida será bastante disputada porque normalmente a Toyota é mais forte em ritmo de prova do que em classificação. Mas temos um bom carro para brigar pela vitória."

Confira os 10 primeiros colocados no grid para as 6 Horas de São Paulo:

1. Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 1m 21.303s
2. Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 1m 21.353s
3. Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) 1m 21.580s
4. Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) 1m 23.623s
5. Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) 1m 27.355s
6. Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) 1m 27.830s
7. Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) 1m 28.300s
8. Jeannette/Wirdheim/Zugel (Zytek-Nissan) 1m 28.318s
9. Charouz/Holzer/Kraihamer (Lotus) 1m 28.556s
10. Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) 1m 28.577s

Nenhum comentário:

Postar um comentário