sábado, 24 de agosto de 2013

FORD ESTUDA ROBÔS ESPACIAIS PARA DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO ENTRE VEÍCULOS


A Ford está estudando a comunicação entre robôs espaciais e a Terra para desenvolver uma futura rede de comunicação entre veículos. A pesquisa faz parte do compromisso da empresa de ser líder da indústria no desenvolvimento de sistemas de comunicação entre veículos para reduzir os congestionamentos e criar novas soluções de mobilidade.Como parte dessetrabalho a Ford firmou uma parceria de três anos com o departamento de telemática da Universidade Politécnica de St. Petersburg, na Rússia, que trabalha em associação com a indústria espacial. O objetivo é pesquisar os sistemas de comunicação robótica no espaço para aplicação em redes de veículos.

A conexão entre os carros pode evitar acidentes de trânsito e reduzir os congestionamentos, permitindo que eles se comuniquem uns com os outros e também com os prédios, semáforos, sistemas de armazenamento em nuvem e outras tecnologias capazes de enviar e receber alertas.

Mensagens de emergência
Um dos focos do projeto é o desenvolvimento de sistemas de comunicação de emergência para os veículos. A Ford está estudando como as mensagens de emergência devem ser enviadas para garantir sua entrega mesmo que ocorram falhas na rede, usando sistemas redundantes. Por exemplo, se um veículo tiver sua comunicação com a nuvem (V2C, ou "vehicle to cloud") interrompida, ele ainda será capaz de acessar a rede de comunicação veículo a veículo (V2V). Um sinal de emergência poderia ser enviado a um veículo próximo para então chegar até ele.

Telemática espacial
A telemática - transmissão de informação digital de longa distância - usada em estações espaciais tem um excelente potencial para aumentar a confiabilidade da futura comunicação dos veículos com a nuvem, com a infraestrutura urbana, com os demais veículos e outras formas de comunicação (V2X). Várias tecnologias de rede estão sendo combinadas, incluindo comunicação dedicada de curto alcance (DSRC) e celular, para garantir que as mensagens urgentes sejam enviadas.


Usando o conhecimento acumulado dos robôs espaciais, os engenheiros da Ford trabalham para desenvolver um algoritmo integrado ao sistema V2X para direcionar a mensagem a uma determinada rota de acordo com o seu nível de importância. Uma mensagem de emergência, por exemplo, seria encaminhada pela rede mais rápida. Os robôs espaciais usados nessa pesquisa incluem o JUSTIN HumanoidEUROBOT Ground Prototype e NASA Robonaut R2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário