A FPT Industrial lança o novo motor Cursor 13 com 560cv,
um dos mais potentes do portfólio da empresa para aplicações veiculares,
destinado a equipar o novo Iveco Hi-Way, lançado neste mês no Brasil. O novo
motor reúne o que há de mais moderno no mundo, tanto para oferecer melhor
desempenho como para garantir menores emissões de poluentes e baixo consumo de
combustível.O novo Cursor 13 de 560cv com aftercooler
e seis cilindros em linha atinge torque máximo de
2.500Nm a partir de 1.000 rpm graças à adoção do turbo VGT (Variable Geometry
Turbochargers – Turbina de Geometria Variável), que permite aumentar a massa de
ar na admissão em uma faixa bem mais ampla de rotação e carga.
Dessa forma, o turbo
oferece maior eficiência ao motor em todas as condições de operação, melhoria
na dirigibilidade e no desempenho mesmo com PBT (Peso Bruto Total) elevado.
Além disso, o novo turbo tem controle de rotações pela central eletrônica, é refrigerado
a água e seu rotor é feito em alumínio forjado, o que proporciona maior
resistência e durabilidade.Outro destaque dos motores
Cursor 13 é o green filter, mais ecológico
e de menor custo de manutenção, que pede a troca apenas do cartucho a cada 80
mil km, e não de todo o filtro. Além disso, os motores Cursor 13 oferecem sistema de pós-tratamento para
manter a economia de combustível com maior respeito ao meio ambiente, graças à
tecnologia patenteada da FPT de controle do avanço, na qual é alcançada uma
alta eficiência de conversão do NOx.
Desenvolvido a partir do
aprimoramento dos motores da linha Iveco Ecoline, o novo motor Cursor 13 de 560 cv conta com injetores de
combustíveis mais rápidos, maior pressão de injeção e calibração otimizada.
Além de ser testado em dinamômetro, o motor passou por mais de 500 mil
quilômetros de testes em estradas de todo o País.Em resumo, o novo
Cursor 13 Euro V de 560cv oferece alta performance com uma curva de torque
plana, característica ideal para as condições das estradas latino americanas.
Tudo isso com consumo de combustível reduzido e baixo nível de emissões de
poluentes.
Ficha
Técnica
Cilindrada: 12,9l
Diâmetro x Curso 135mm x 150mm
Taxa de Compressão: 16,5 : 1
Potência máx.: 560cv @ 1.900rpm
Torque máx.: 2500Nm @ 1.000-1.600rpm
Emissões: Euro V
Nenhum comentário:
Postar um comentário