segunda-feira, 26 de agosto de 2013

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Vistoria técnica é nesta terça-feira


Com a presença confirmada de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética - que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10 horas de quarta-feira (28/8) - começa oficialmente na terça-feira (27/8), com todos os 59 protótipos inscritos passando por uma rigorosa vistoria técnica, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP)."A maratona começa com a vistoria, que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com veículos", avisa Alberto Andriolo. "O ponto inicial importante é a utilização racional e inovadora dos materiais. Então, também avaliamos o projeto e a forma construtiva e final do veículo", complementa o idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão conduzir os protótipos."Verificamos se todo o veículo está dentro do regulamento e se as peças e a montagem são adequadas e seguras", comenta Angelo Cesar Nuti, o líder dos fiscais. "Verificamos se o escapamento está jogando os gases para fora do veículo, se não há risco de incêndio, testamos o posicionamento dos espelhos retrovisores, o cinto de segurança, entre vários outros itens. É imprescindível que os sistemas de segurança tenham redundância. Não pode haver a mínima falha nos freios, por exemplo", explica.

Um dos testes efetuados tem respaldo no que já é efetuado na Fórmula 1, em que o piloto preso por cinto de segurança tem que sair do carro em no máximo 20 segundos. A curiosidade é que na maioria dos protótipos os pilotos são mulheres, que geralmente tem porte físico menor do que os homens, facilitando a utilização de soluções aerodinâmicas, menor peso e também porque geralmente são delicadas na pilotagem, evitando desperdício de energia.A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.


O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.Todas as equipes com um total de 59 veículos inscritos em três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira (28/8). Todos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro. 

Veja a programação:

26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário