Com a presença confirmada
de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31
universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA)
brasileiros, a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética - que terá a
largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10 horas de
quarta-feira (28/8) - começa oficialmente na terça-feira (27/8), com todos os
59 protótipos inscritos passando por uma rigorosa vistoria técnica, no
Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP)."A maratona
começa com a vistoria, que é bastante exigente e pode durar o dia inteiro. Os
fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com veículos",
avisa Alberto Andriolo. "O ponto inicial importante é a utilização
racional e inovadora dos materiais. Então, também avaliamos o projeto e a forma
construtiva e final do veículo", complementa o idealizador e organizador
da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.
A vistoria é feita
pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias
montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como
foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão
conduzir os protótipos."Verificamos se todo o veículo está dentro
do regulamento e se as peças e a montagem são adequadas e seguras",
comenta Angelo Cesar Nuti, o líder dos fiscais. "Verificamos se o
escapamento está jogando os gases para fora do veículo, se não há risco de
incêndio, testamos o posicionamento dos espelhos retrovisores, o cinto de
segurança, entre vários outros itens. É imprescindível que os sistemas de
segurança tenham redundância. Não pode haver a mínima falha nos freios, por
exemplo", explica.
Um dos testes
efetuados tem respaldo no que já é efetuado na Fórmula 1, em que o piloto preso
por cinto de segurança tem que sair do carro em no máximo 20 segundos. A
curiosidade é que na maioria dos protótipos os pilotos são mulheres, que
geralmente tem porte físico menor do que os homens, facilitando a utilização de
soluções aerodinâmicas, menor peso e também porque geralmente são delicadas na
pilotagem, evitando desperdício de energia.A Maratona Universitária da
Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de
escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo
mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.Todas as equipes
com um total de 59 veículos inscritos em três categorias (etanol, gasolina e
eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira (28/8). Todos poderão
fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804
metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de
três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso
gastando menos combustível.
A indicação dos vencedores
será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson
Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. A premiação é a doação de
veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética
é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato
Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos,
de 30 de agosto a 1º de setembro.
Veja a programação:
26/8 - Chegada das
59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos
59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 -
Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª
tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e
última tentativa
13h00 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
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