Uma das primeiras
fabricantes a apoiar voluntariamente o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular), a Fiat Automóveis está promovendo pelo Brasil eventos Technodays com
o tema Eficiência Energética para comemorar sua privilegiada posição no ranking
de carros mais econômicos do Brasil.Desde o inicio do PBEV, em 2009, a Fiat não
só apoiou a iniciativa de etiquetar os veículos em função do índice do consumo
de combustível, como também aumentou sua participação do Programa, ampliando a
inscrição de seis nomes, em 2009, para 29 modelos em 2013.
O PBEV pontua os
carros com notas que vão de “A” para o mais econômico, até “E” para o menos
econômico do segmento. Isso facilita a comparação direta entre os concorrentes
e dá uma rápida noção ao consumidor sobre a eficiência daquele modelo, através da
pontuação ligada ao consumo de combustível. Em 2009, a Fiat inscreveu seis
carros e obteve apenas uma nota “A”, quatro notas “E” e uma nota “C”. Neste
ano, 29 automóveis Fiat estão sendo pontuados: nove deles ganharam nota “A”,
oito estão pontuados com “B” e nenhum modelo recebeu nota “E”, provando a
constante evolução da Fiat na busca de carros ainda mais eficientes.
O Fiat Technoday
Eficiência Energética promove debates e avaliações reais de consumo com os
participantes. Durante o dia, os convidados DEBATEM com técnicos da
engenharia, através de uma apresentação teórica, sobre novas tecnologias,
tendências, aerodinâmica, soluções e dicas de direção econômica, além de
realizar provas práticas com carros dotados de equipamentos laboratoriais para
medição precisa do consumo. Na pista, Eles podem comprovar na prática os ótimos
resultados do Novo Uno Economy 1.4 (nota “A” no PBEV, um dos mais carros mais
eficientes do Brasil e mais econômico do que a grande maioria dos carros de
entrada e equipados com motor 1.0), além de avaliar o real aumento de consumo
através da falta de manutenção. Em um dos carros testados, um Bravo Sporting,
os técnicos instalaram velas usadas, filtro de ar sujo, pneus com calibragem
fora do padrão e suspensões desalinhadas. Este veículo “sem manutenção”, quando
comparado a um similar em perfeitas condições de uso, gastava em média 20% mais
de combustível.
Os carros da
Fiat se posicionam entre os líderes de eficiência energética, produzindo
modelos econômicos e que emitem baixos níveis de CO2. No programa Conpet
(Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás
Natural), que etiqueta somente os carros mais econômicos, a Fiat é líder com
nada menos que nove modelos. Além disso, pelo sexto ano consecutivo, a Fiat se
confirma com a fabricante que registrou o menor nível de emissões de CO2 na
Europa, entre as marcas de automóveis mais vendidas, resultado certificado e
divulgado pela empresa JATO Dynamics, referência em consultoria e pesquisa no
setor automotivo.
Desde o lançamento
de seu primeiro modelo brasileiro, o 147, a Fiat busca criativas e viáveis
soluções visando economia de combustível e menor emissão de poluentes. O 147,
por exemplo, apresentou o motor transversal para o segmento, além de ter sido o
primeiro carro movido a etanol no mundo. Com o passar do tempo, a Fiat
democratizou o uso dos motores multiválvulas (Tempra e Palio 16V), downsizing
(Uno Turbo i.e; Tempra Turbo, Tempra Stile, Punto T-Jet e Bravo T-Jet), o
primeiro flex 1.0, além das iniciativas estritamente focadas em consumo, como o
conceito Economy, já explorado em Palio, Mille, Novo Uno e até no Ducato. Hoje, tecnologias como o EcoDrive, que monitora e
sugere melhorias na condução diária, DNA, que pode selecionar até três modos de
condução ao carro (Dinamic, Normal e Autonomy), além do Dualogic e transmissões
automáticas de seis marchas (Fiat 500 e Freemont), refletem a constante busca
da Fiat pela melhoria na eficiência energética.
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