segunda-feira, 26 de agosto de 2013

INDY: Helio Castroneves amplia liderança em prova acidentada


Numa prova marcada por sete bandeiras amarelas, igual número de punições e vitória de seu companheiro de equipe Will Power, Helio Castroneves ampliou a liderança do IZOD IndyCar Series ao terminar em 7º a 15ª etapa disputada hoje no Sonoma Raceway, na Califórnia (USA).Foi a 11ª prova consecutiva em que o brasileiro recebeu a bandeirada de chegada entre os dez primeiros, acumulou dez corridas consecutivas como líder da pontuação e ratificou a regularidade ao manter o aproveitamento de 100% de voltas em 2013. Mas apesar desse balanço favorável, o piloto do Team Penske temeu pelo pior. “Levei tanta pancada que cheguei a achar que não terminaria a corrida”, resumiu.

Embora tenha mantido a posição original de largada (terceira fila com o 5º lugar) nas primeiras voltas, o Dallara Chevrolet #3 perdeu eficiência ao levar, entre outras, uma forte pancada na roda traseira direita. “Logo na largada levei várias batidas e graças a Deus não quebrou nada, mas em compensação e carro ficou todo desequilibrado”, disse Castroneves, destacando a dificuldade em se manter no grupo da frente.


O desequilíbrio do carro não foi o bastante para que abandonasse o grupo vanguardeiro, mas a perda de posições foi sentida, caindo para 8º quando faltavam 15 voltas. A punição imposta a Scott Dixon, por ter atingido um mecânico do Team Penske (carro de Power) no último pit stop quando liderava a prova, permitiu que Castroneves assumisse em definitivo a 7ª colocação, razão pela qual acumula agora 479 pontos, contra 440 do neozelandês. “Sair de Sonoma com mais pontos ainda na liderança é muito bom, mas a gente tem de continuar trabalhando bastante porque faltam ainda quatro corridas e muita coisa pode acontecer”, concluiu.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário