quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Equipes da Porsche defendem a liderança na Le Mans 6 Horas de São Paulo


Depois do sucesso da Porsche na 24 horas de Le Mans, o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) agora se dirige a São Paulo para a primeira corrida fora da Europa nesta temporada, a ser realizada no dia 1º de setembro. O principal interesse na disputadíssima categoria GTEPro está nos dois carros Porsche 911 RSR inscritos pela equipe Porsche AG Team Manthey. Durante a corrida de 6 horas a ser disputada no Autódromo José Carlos Pace, a Porsche pretende defender sua liderança no campeonato nas duas categorias GT (GTE Pro e GTE Am), obtida depois de ter conquistado a 99ª e a 100ª vitórias na categoria durante a corrida de longa distância mais famosa do mundo. 

Os pilotos Porsche
Marc Lieb (Alemanha) e Richard Lietz (Áustria), pilotos de fábrica da Porsche e também vencedores da corrida de Le Mans, compartilham a direção do Porsche 911 RSR número 92. Em busca da vitória no carro número 91 estão seus colegas, também pilotos de fábrica, Jörg Bergmeister (Alemanha) e Patrick Pilet (França). Duas equipes de clientes disputam a corrida com o Porsche 911 GT3 RSR da última temporada na categoria GTE-Am: a IMSA Performance Matmut põe fé nos vencedores da corrida Le Mans, Raymond Narac e Jean-Karl Vernay, ambos da França. Christian Ried (Alemanha) e seus colegas italianos Paolo Ruberti e Gianluca Roda estarão pilotando o carro da equipe Proton Competition.


O Porsche 911 RSR

O Porsche 911 RSR de 470 cv se baseia na sétima geração do icônico carro esportivo 911. Sendo ele o sucessor do vitorioso 911 GT3 RSR, com o qual os clientes da Porsche conquistaram muitas vitórias e títulos desde 2004, ele é caracterizado pelo seu consequente desenho de baixo peso e aerodinâmica sofisticada. O visual é dominado pelos para-lamas afilados e a profunda abertura para entrada de ar na dianteira. O estilo excepcional do veículo homenageia o aniversário de 50 anos do 911.

A Le Mans 6 Horas de São Paulo será realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (São Paulo-SP) no dia 1º de setembro, com largada às 12:00 (horário local). A corrida pode ser vista ao vivo na página da internet www.fiawec.com.

Comentários antes da corrida
Hartmut Kristen, diretor de Automobilismo da Porsche: "Devido ao fato de termos tido um intervalo longo depois da corrida de Le Mans, São Paulo é quase um segundo início de temporada, o que oferece aos pilotos e equipes mais uma vez uma oportunidade de se prepararem idealmente para a prova. O sucesso magnífico em Le Mans certamente trouxe muito ânimo à nossa equipe, e a motivação para lutarmos pelo título do Campeonato Mundial LMGTE agora é ainda maior. Levaremos este ímpeto conosco para São Paulo, bem como para o restante das corridas da temporada".



Jörg Bergmeister (N.º 91): "Só conheço este circuito pelo que assisti na televisão. Pelo que vi na cobertura televisiva das corridas de Fórmula 1, ele parece ser muito interessante e exigente. Aguardo ansioso pela oportunidade de enfrentar novos desafios. Realizamos testes com o 911 RSR durante o intervalo depois da corrida de Le Mans e descobrimos várias coisas novas que espero podermos aplicar com sucesso em São Paulo".



Patrick Pilet (N.º 91): "Ir de uma pista ultra-rápida como a de Le Mans para uma pista um pouco mais lenta e cheia de curvas é um desafio muito interessante. Eu nunca pilotei em São Paulo, mas ouvi muitas coisas positivas sobre o circuito. Estou muito satisfeito com o fato de que a temporada finalmente será reiniciada depois das férias do meio do ano".


Marc Lieb (N.º 92): "Depois dos rigores das corridas de 24 horas em Le Mans e Spa, recarreguei minhas baterias ao tirar férias com minha família. Agora estou pronto para enfrentar São Paulo. Eu gosto dessa pista; ela flui graciosamente e é muito divertida. Nosso objetivo é obviamente retornar depois do longo intervalo e continuarmos desde onde paramos em Le Mans".



Richard Lietz (N.º 92): "Esta será uma corrida interessante em um circuito muito bonito. Não é verão no Brasil nesta época, então pode ser que o clima esteja um pouco mais frio lá. Isso sem dúvida nos ajudará com o 911 RSR. Depois de nossa vitória em Le Mans, todos estamos nos sentindo motivados e satisfeitos que a temporada finalmente está indo em frente. É possível que conquistemos um resultado no pódio".

O Campeonato Mundial de Endurance, WEC
Os protótipos e veículos GT estão divididos em quatro categorias no Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) para carros esportivos: LMGTE-Pro, LMGTE-Am, LMP1 e LMP2. Todos eles disputam a corrida ao mesmo tempo, mas são classificados separadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário