Leandro Totti imprimiu em 2012 um domínio poucas vezes conseguido por um piloto
na história da Fórmula Truck. Pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team,
ganhou seis das 10 corridas do ano e conquistou os dois títulos postos em
disputa, dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano. Em 2013, já transferido
para a RM Competições, o paranaense não soma nenhuma vitória, mas vê a chance
iminente de se tornar bicampeão continental.Das dez etapas da Fórmula Truck,
quatro valem pelo Sul-Americano. A última delas vai confrontar os 26 pilotos da
categoria no dia 8 de setembro na província argentina de Córdoba. Mesmo sem
vitórias, Totti se apresentará para a disputa no Autódromo Oscar Cabalén, na
cidade de Alta Gracia, sustentando a liderança. Ele soma 59 pontos, 11 a mais
que seu conterrâneo paranaense Wellington Cirino, da ABF Santos
Desenvolvimento, o vice-líder.
“No ano passado eu fui para Córdoba sem tantas pretensões. Eu já tinha vencido
três corridas, mas estava só em terceiro lugar no Sul-Americano. Claro que a
dedicação foi total, cheguei a liderar a corrida, mas levei um toque, meu
caminhão ficou difícil de guiar. Terminei a prova em terceiro, meus adversários
tiveram as dificuldades deles e acabei ficando com o título”, recorda. “Eu fui
lá com pouca chance. Desta vez, sou o líder, a chance é bem maior”.
Totti não teme ser vítima de circunstâncias como as que o fizeram tirar o
título do pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, ou do paulista André
Marques, hoje seu parceiro na RM Competições, que chegaram a Córdoba em 2012
como líder e vice-líder do Sul-Americano. “Eu tenho uma vantagem boa e isso me
permitiria fazer contas pelo título. Mas se for fazer contas, acabo indo para
lá derrotado. Vou lá para ganhar a corrida e o campeonato”, anima-se.
O atual
campeão brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck ainda não conquistou
nenhuma vitória pilotando o caminhão Volkswagen-MAN da RM. “Já beliscou algumas
vezes. Em Caruaru, fiz a pole, liderei, mas tive problemas e acabei em
terceiro. Em Interlagos, fui ultrapassado na última volta e fiquei em segundo.
Em Cascavel, larguei em 12º e na quinta volta já era líder quando a correia da
hélice do motor quebrou. São coisas que acontecem”, ele enumera.
O desenvolvimento dos caminhões Volkswagen, que a partir deste ano têm motores
MAN de 12 litros, chama atenção do piloto paranaense. “O nosso caminhão é novo,
toda a equipe sabia que esse desenvolvimento levaria algum tempo. Com o
envolvimento direto e o empenho da engenharia da Volkswagen nós já atingimos um
nível de competitividade muito bom. O caminhão é rápido e competitivo, já
estamos ganhando corridas. O caminho é esse”, aponta.A declaração de Leandro
Totti faz menção clara à vitória conquistada na etapa de 4 de agosto em
Cascavel (PR) por Felipe Giaffone, único dos cinco pilotos da RM Competições
que utilizam chassi e motor MAN. Totti, Marques e os paulistas Adalberto Jardim
e Débora Rodrigues pilotam o conjunto formado por chassi Volkswagen e motor
MAN. “A minha primeira vitória de Volkswagen está beliscando, acho que ela está
me esperando lá na Argentina”, torce.
O líder do Sul-Americano de Fórmula Truck manifesta o foco da RM na conquista
do título. “Vai ser trabalho em equipe, mesmo. O único de nós cinco que está na
briga pelo Sul-Americano sou eu, mas sei que posso contar com o empenho dos
meus companheiros de equipe. Os bons resultados deles podem tirar pontos dos
outros pilotos que buscam o título. Todos na RM trabalham por um objetivo só,
que é fazer a marca ser campeã. A hora é agora”, finaliza.A corrida de 8 de
setembro em Córdoba vai valer também como sétima das dez etapas do Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck, em que Leandro Totti soma os mesmos 77 pontos do
líder Geraldo Piquet, piloto da ABF Santos Desenvolvimento. O brasiliense
assume a liderança isolada se considerado o critério imediato de desempate, que
leva em conta o número de vitórias – tem uma, na etapa de Goiânia (GO),
enquanto Totti ainda não venceu em 2013.
CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 3 de 4 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 59
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 48
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 43
3º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 43
5º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 41
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 38
7º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 24
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 23
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 19
10º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 17
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 13
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 11
13º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 11
14º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 9
15º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 8
16º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
16º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 6
16º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 6
16º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 6
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 6
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 5
21º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 5
23º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
24º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 2
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 6 e 10 etapas)
1º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 77
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 77
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 75
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 75
5º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 71
5º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 54
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 45
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 40
10º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 39
11º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 32
12º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
13º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 27
14º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 26
15º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
15º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 22
17º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Adalberto Jardim(SP/Volkswagen),RM Competições-MAN Latin America, 20
19º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 17
20º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
21º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen),RM Competições-MAN, 12
21º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 12
24º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário