Depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. O evento contou com a participação de cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros.
"Os universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Uma das curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a maioria (cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os estudantes desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram estudantes de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão das mulheres ao volante. "Eu estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei dirigir carro, os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou dando conta com muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos, estudante de Engenharia Civil e piloto do carro elétrico da Escola de Engenharia de São Carlos (SP), do alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de peso, medidas típicas de um jóquei.
Imprevistos e Irreverência
Todo evento reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres, descontraídos e também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano projetando e construindo seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e noites mal dormidas para participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o caso dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso até São Paulo tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último dia de competição.Ou da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas, documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma vaquinha que rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto.
Mas irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus veículos e alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga Apavorada, ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb SP, o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Dedo Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia/SP, inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau (apesar de alguns episódios ele ser do bandido). Aliás, o carrinho do personagem do desenho animado é o líder da competição na categoria Gasolina, com a média de 321,069 km por litro.
O líder na categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que atingiu a marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o primeiro colocado é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, com o consumo de 60,522 KJoules.O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
Última Tentativa
Todos os veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas nesta sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de tentativas. No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou menos energia, também não importando em qual dos dias.Os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.Os protótipos movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a mesma carga mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta sexta-feira (30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
14h30 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
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