Chuva, pista seca, muitas ultrapassagens e táticas
diversas do início ao fim da corrida. Assim foi a sétima etapa da temporada
2013 do DTM, realizada neste domingo (18) no tradicional circuito de
Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou na pole-position e andou
entre os ponteiros durante praticamente toda a prova. Entretanto, graças a uma
ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro, Robert Wickens conquistou
uma posição importante que acabou se convertendo em vitória nesta tarde.
Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um resultado importante,
subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.
O curitibano completou em
segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como protagonista
pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso. Com o apagar
das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu permanecer na
pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não tiveram a mesma
sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta dos incidentes
da primeira volta, a direção de prova acionou o safety-car.
Depois de dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring.
Farfus, que seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta
mesmo com o asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta
depois, quando era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os
boxes, como boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva. Rockenfeller,
que fez sua parada durante a vigência do safety-car, acabou assumindo a ponta
por ter feito o pit-stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a
segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s
do alemão da Audi Team Phoenix.
Por se tratar de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável,
nada estava definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit-stop de
Rockenfeller, na segunda volta, não ter sido contabilizado como parada
obrigatória - já que, conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a
partir da quinta volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar
pela vitória em Nürburgring.Mas para lutar pelo topo do pódio, o brasileiro
tinha de enfrentar, além de Rockenfeller, Adrien Tambay.
O piloto da Audi vinha
em ritmo mais lento e segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens
e Miguel Molina. Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que
defendia sua posição com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora,
Wickens ultrapassou Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que
viria a ser decisiva para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o
curitibano conseguiu passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando
o asfalto estava bem mais seco e já havia um trilho formado no traçado.
Farfus realizou seu segundo pit-stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da
corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais
precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em
terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na
liderança da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na
corrida.Na volta 41, finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando
à pista na quarta colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em
segundo, distante 2s237 do piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre
controle, Robert cruzou a linha de chegada na frente e conquistou sua primeira
vitória na carreira no DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris
completou o pódio.
Agora, o piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a
apenas cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como
líder, com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.
Depois da corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A
próxima etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de
Oschersleben, na Alemanha.
Augusto Farfus:
"A corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da
prova dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho
que era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente
fez. O que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os
pneus de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os
pneus para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para
aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que
a gente acabou perdendo a vitória.
Nessas condições, você só pensa em manter o
carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da
fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a
estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o
que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida
como essa, onde tudo pode acontecer."
Confira resultado final da etapa de Nürburgring:
1) Robert Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas - 1h15m33.710
2) Augusto Farfus - RBM BMW - a 2.158
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9.749
4) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20.524
5) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27.104
6) Adrien Tambay - Abt Audi - a 27.523
7) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29.540
8) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 33.037
9) Jamie Green - Abt Audi - a 39.972
10) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40.486
11) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 40.908
12) Edoardo Mortara - Rosberg Audi - a 42.629
13) Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46.303
14) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51.991
15) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57.649
16) Andy Priaulx - RMG BMW - a 1m21.517
17) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18) Timo Glock - MTEK BMW - a 1 volta
19) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta
Não completaram:
Daniel Juncadella - Mucke Mercedes
Timo Scheider - Abt Audi
Joey Hand - RBM BMW
Nenhum comentário:
Postar um comentário