O
primeiro dia de competição da 10ª Maratona Universitária de Eficiência
Energética começou nesta quarta-feira (28), com 52 protótipos de 28
universidades de seis Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA) brasileiros indo para o
circuito de 804 metros de comprimento do Kartódromo Ayrton Senna, em
Interlagos, zona sul de São Paulo, para a primeira tentativa de eficiência com
os combustíveis gasolina, etanol e eletricidade."A qualidade dos veículos
melhorou bastante. A performance dos protótipos melhorou quase 100% na pista
com relação ao ano passado e retrasado no mesmo kartódromo", comemorou
Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da
Eficiência Energética.
Todos os veículos participantes poderão fazer uma tentativa por dia, completando
cerca de doze voltas seguidas no anel externo do kartódromo. A vitória depois
de três tentativas em cada categoria (gasolina, etanol, eletricidade) será do
protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível."Temos que
torcer que amanhã e depois seja tão bom como hoje (quarta-feira). Agora que a
vistoria resolveu os eventuais problemas e os ajustes foram testados na
primeira tentativa, eles (os universitários) mexeram nos veículos na tarde de
hoje e vão virar a noite também para se preparar para ter uma resposta melhor
na quinta e sexta-feiras. Quem sabe consigam até uma marca mais surpreendente
ainda do que temos até hoje", avaliou o organizador.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo
movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor
marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville
(Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de
14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São
Paulo.Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno
frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja
pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da
massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a
classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com
exatamente a mesma carga mínima. Os veículos vão para a pista e depois de
percorrerem a distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga
restante. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.
Segundo Andriolo as equipes novas tiveram mais a aprender do que propriamente a
equipes mais experientes, "quem está acostumado a participar da competição
há quatro e cinco anos veio no kartódromo e conseguiu uma performance melhor do
que nas edições anteriores", explicou.A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece
o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia
criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina,
etanol ou eletricidade.O anúncio dos vencedores e premiação será feita por
Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a
doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
29/8 - 8h00 - Largada para a 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
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