quarta-feira, 28 de agosto de 2013

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Briga pelos recordes já começou



O primeiro dia de competição da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética começou nesta quarta-feira (28), com 52 protótipos de 28 universidades de seis Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA) brasileiros indo para o circuito de 804 metros de comprimento do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, para a primeira tentativa de eficiência com os combustíveis gasolina, etanol e eletricidade."A qualidade dos veículos melhorou bastante. A performance dos protótipos melhorou quase 100% na pista com relação ao ano passado e retrasado no mesmo kartódromo", comemorou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Todos os veículos participantes poderão fazer uma tentativa por dia, completando cerca de doze voltas seguidas no anel externo do kartódromo. A vitória depois de três tentativas em cada categoria (gasolina, etanol, eletricidade) será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível."Temos que torcer que amanhã e depois seja tão bom como hoje (quarta-feira). Agora que a vistoria resolveu os eventuais problemas e os ajustes foram testados na primeira tentativa, eles (os universitários) mexeram nos veículos na tarde de hoje e vão virar a noite também para se preparar para ter uma resposta melhor na quinta e sexta-feiras. Quem sabe consigam até uma marca mais surpreendente ainda do que temos até hoje", avaliou o organizador.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação. 

Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. Os veículos vão para a pista e depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga restante. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.

Segundo Andriolo as equipes novas tiveram mais a aprender do que propriamente a equipes mais experientes, "quem está acostumado a participar da competição há quatro e cinco anos veio no kartódromo e conseguiu uma performance melhor do que nas edições anteriores", explicou.A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. 

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
29/8 - 8h00 - Largada para a 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

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