O que modelos como o Ford Edge, Volkswagen CC V6, Novo
Fusion, Novo EcoSport 4WD, Audi A8, entre outros têm em comum? A opção de
utilização da tração integral. Um item que se torna cada vez mais comum aos
veículos à venda no Brasil, que anteriormente era mais direcionado aos modelos
off-road.Atualmente já é possível encontrar hatches e sedãs com esse importante
item como equipamento de série. Com a função de controlar o torque e
distribuí-lo na dose e no momento certos para cada uma das rodas, evitando que
elas patinem.
Basicamente temos duas opções de tração integral:
A temporária – Só entra em ação quando as situações de
terrenos e pavimentação exigirem e é ligada por meio de alavanca ou botão
diretamente no painel do veículo;
Já a permanente, conforme sua própria definição está
acionada por todo o tempo, com os dois eixos sempre tracionando o veículo.
A distribuição desigual do torque é feita pelo
diferencial central ou por um sistema de acoplamento viscoso que permita
deslizamento relativo, na qual a pressão gerada por uma das rodas girando em
falso o aciona.Os veículos com tração integral possuem um diferencial por eixo
e alguns têm o diferencial central. Eles são responsáveis por distribuir o
torque entre as rodas de cada eixo.
No caso do sistema de tração integral 4MOTION, utilizada
no Volkswagen CC V6, normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior
parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto
economiza combustível. O eixo traseiro só entra em ação, passo a passo, quando
necessário, dependendo da situação enfrentada. O acionamento é feito por uma
embreagem eletro hidráulica intermediária. A vantagem do controle ser
eletrônico é que não há necessidade de haver diferença de velocidade entre os
eixos para ativar a embreagem, já que a pressão é aplicada por uma bomba
elétrica.
Na Audi temos a tecnologia quatro, que significa tração
permanente nas quatro rodas, distribuindo a força motriz entre a frente e a
traseira do veículo. Se as rodas em um dos eixos perderem a aderência e
ameaçarem girar, o torque é redirecionado no diferencial central para o outro
eixo, de forma automática e contínua. A tecnologia quattro leva em consideração
a influência da velocidade das rodas e aceleração para frente e lateral. O Audi
80 foi o modelo que adotou pela primeira vez o sistema de tração quatro. O
resultado: melhor aceleração, maior estabilidade lateral, tração melhorada,
mais segurança e até mais prazer em dirigir.
MECÂNICA ONLINE
Yamaha de 150 cc – Até o final desse mês de
agosto, a Yamaha arranca para mais um importante lançamento: a sua primeira
motocicleta de 150 cilindradas no Brasil. O novo modelo, que será produzido na
fábrica de Manaus (AM), tem projeto desenvolvido em parceria pelas engenharias
do Japão e do Brasil, especialmente para o mercado brasileiro. Com design
arrojado e robusto, motor Blueflex de quatro tempos SOHC, partida elétrica,
injeção eletrônica (com mapeamento), câmbio de 5 velocidades e outras
novidades.
Start-stop – A Bosch comemora a marca de 10
milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em
Hildesheim, na Alemanha. Desde o início da produção em série, em 2007, a Bosch
tem recebido cada vez mais pedidos desse sistema que auxilia na economia de
combustível e na redução de emissões. No
Novo Ciclo Europeu de Condução (New European Driving Cycle - NEDC), a
tecnologia start-stop reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as
emissões de CO², em até 5%. Especificamente quando considerado o percurso
urbano da NEDC, as reduções são de até 8%.
SIMEA 2013 - A 21ª edição do Simpósio
Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA 2013 -, promovido pela
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a ser realizada nos dias
22 e 23 de agosto, no WTC São Paulo Events Center, em São Paulo (SP), será um
grande palco de debates sobre o Inovar-Auto e de exibição tecnológica. Além de
contar com o tema principal “Inovação e Competitividade no Novo Regime Automotivo”,
extremamente atualizado, o 21º SIMEA terá a parceria da Automaker Media Group,
empresa de eventos, que realiza a exposição e o ciclo de palestra “Testing
Show”.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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