terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mecânica Online - Tarcísio Dias - Tração integral na segurança

O que modelos como o Ford Edge, Volkswagen CC V6, Novo Fusion, Novo EcoSport 4WD, Audi A8, entre outros têm em comum? A opção de utilização da tração integral. Um item que se torna cada vez mais comum aos veículos à venda no Brasil, que anteriormente era mais direcionado aos modelos off-road.Atualmente já é possível encontrar hatches e sedãs com esse importante item como equipamento de série. Com a função de controlar o torque e distribuí-lo na dose e no momento certos para cada uma das rodas, evitando que elas patinem.
Basicamente temos duas opções de tração integral:

A temporária – Só entra em ação quando as situações de terrenos e pavimentação exigirem e é ligada por meio de alavanca ou botão diretamente no painel do veículo;

Já a permanente, conforme sua própria definição está acionada por todo o tempo, com os dois eixos sempre tracionando o veículo.

A distribuição desigual do torque é feita pelo diferencial central ou por um sistema de acoplamento viscoso que permita deslizamento relativo, na qual a pressão gerada por uma das rodas girando em falso o aciona.Os veículos com tração integral possuem um diferencial por eixo e alguns têm o diferencial central. Eles são responsáveis por distribuir o torque entre as rodas de cada eixo.

No caso do sistema de tração integral 4MOTION, utilizada no Volkswagen CC V6, normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto economiza combustível. O eixo traseiro só entra em ação, passo a passo, quando necessário, dependendo da situação enfrentada. O acionamento é feito por uma embreagem eletro hidráulica intermediária. A vantagem do controle ser eletrônico é que não há necessidade de haver diferença de velocidade entre os eixos para ativar a embreagem, já que a pressão é aplicada por uma bomba elétrica.

Na Audi temos a tecnologia quatro, que significa tração permanente nas quatro rodas, distribuindo a força motriz entre a frente e a traseira do veículo. Se as rodas em um dos eixos perderem a aderência e ameaçarem girar, o torque é redirecionado no diferencial central para o outro eixo, de forma automática e contínua. A tecnologia quattro leva em consideração a influência da velocidade das rodas e aceleração para frente e lateral. O Audi 80 foi o modelo que adotou pela primeira vez o sistema de tração quatro. O resultado: melhor aceleração, maior estabilidade lateral, tração melhorada, mais segurança e até mais prazer em dirigir.

MECÂNICA ONLINE

Yamaha de 150 cc – Até o final desse mês de agosto, a Yamaha arranca para mais um importante lançamento: a sua primeira motocicleta de 150 cilindradas no Brasil. O novo modelo, que será produzido na fábrica de Manaus (AM), tem projeto desenvolvido em parceria pelas engenharias do Japão e do Brasil, especialmente para o mercado brasileiro. Com design arrojado e robusto, motor Blueflex de quatro tempos SOHC, partida elétrica, injeção eletrônica (com mapeamento), câmbio de 5 velocidades e outras novidades.

Start-stop – A Bosch comemora a marca de 10 milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em Hildesheim, na Alemanha. Desde o início da produção em série, em 2007, a Bosch tem recebido cada vez mais pedidos desse sistema que auxilia na economia de combustível e na redução de emissões. No Novo Ciclo Europeu de Condução (New European Driving Cycle - NEDC), a tecnologia start-stop reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO², em até 5%. Especificamente quando considerado o percurso urbano da NEDC, as reduções são de até 8%.

SIMEA 2013 - A 21ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA 2013 -, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no WTC São Paulo Events Center, em São Paulo (SP), será um grande palco de debates sobre o Inovar-Auto e de exibição tecnológica. Além de contar com o tema principal “Inovação e Competitividade no Novo Regime Automotivo”, extremamente atualizado, o 21º SIMEA terá a parceria da Automaker Media Group, empresa de eventos, que realiza a exposição e o ciclo de palestra “Testing Show”.


PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário