O primeiro protótipo do caminhão Shacman
brasileiro, que será produzido a partir do segundo semestre do próximo ano, foi
a principal atração do estande da Metro-Shacman na Fenatran, que se realizou no
Parque Anhembi, em São Paulo. Única marca de origem chinesa participante do
evento, mostrou o veículo Shacman TT 440 6x4 com índice de nacionalização
superior a 60%, obtido por intermédio de parceria estabelecida com mais de 40
empresas brasileiras do segmento de autopeças.Ao lado do Shacman TT 440 6x4, a
empresa apresentou também um driveline – conjunto formado por motor Cummins,
transmissão Eaton automatizada de 18 marchas, eixo dianteiro e cardãs Dana,
eixos traseiros Meritor, pneus Goodyear, freios Master, rodas Maxion Wheels –
entre as mais de 40 empresas participantes do projeto do caminhão brasileiro.
O veículo revela também um dos resultados do departamento
de engenharia da empresa com o motor Cummins ISM 11P7, de 6 cilindros em linha
e 10,8 litros de capacidade cúbica, com potência elevada para 440 cv, e a opção
de transmissão Eaton automatizada de 18 velocidades ou ZF manual de 16
velocidades.
Após a Fenatran, a empresa dará início ao programa de
certificação do veículo, por intermédio de testes de durabilidade e desempenho,
em diversas condições de utilização, tipos de estradas e clima no Brasil. O
programa envolverá a utilização do veículo com tração de semirreboques e diferentes
configurações de implementos utilizados no segmento de transporte de cargas do
Brasil.Na Fenatran, a Metro-Shacman anunciou a ampliação da rede de vendas e
serviços para 16 pontos em diversos Estados brasileiros.
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