Rápida, ágil e segura, a versão esportiva do Audi A3
Sedan começa a ser vendida nas concessionárias da marca a partir do próximo dia
20 de agosto. Com motor 2.0 Turbo FSI, câmbio S tronic de dupla embreagem e
tração integral permanente quattro, o Audi S3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em
apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de
250 km/h.O sedã é identificado pelo visual exclusivo dos modelos S, a linha
esportiva da Audi.
Detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado na
área interna dão ao carro uma personalidade própria, que reforçam o
temperamento que o modelo demonstra na pista. O novo modelo é muito fácil de
ser identificado por dentro e por fora quando comparado ao A3 Sedan original.
Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8
logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira
das portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos
dianteiros.
O coração do Audi S3 Sedan é o motor 2.0 Turbo FSI, que
tem como particularidade uma tecnologia desenvolvida pioneiramente pela Audi, o
duplo sistema de injeção – direta e indireta. Sob solicitação parcial, a
injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as
emissões de partículas. Já a eficiente injeção de combustível direta FSI entra
em ação na partida e em situações de alta solicitação do motor. Vários quilos
mais leve que sua geração anterior, o 2.0 Turbo FSI que equipa o S3 Sedan conta
também com sistema Audi Valvelift que varia a elevação das válvulas para
otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão, coletor de
exaustão integrado ao cabeçote, dois eixos de comando de válvulas ajustáveis,
gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa, bomba de óleo regulável,
atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas. Com todas estas
características, a Audi conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro
para cada 100 quilômetros rodados com melhora no desempenho.
O desempenho não prejudica o conforto: dois eixos de
balanceamento garantem o máximo de suavidade. Pistões de alumínio especial e
bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o
virabrequim. O turbocompressor aperfeiçoado aumenta ainda mais o desempenho.
Ele gera até 1,2 atmosferas de pressão e pode suportar temperaturas de
escapamento de até 1.000º C. O intercooler reduz drasticamente a temperatura do
ar comprimido, aumentando assim a massa de ar disponível para a combustão e a
válvula de descarga dos excessos de pressão (wastegate) é rápida e precisa.
Uma das características do 2.0 Turbo FSI é sua
sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3
Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com maior agilidade ao
comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as
trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e
esportivo. Além disso, os flaps, que controlam o som no sistema de
escapamento, abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no
interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.
O esportivo é equipado com o dinâmico câmbio automático S
tronic de dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as
marchas mais baixas são pouco distanciadas. Ao mesmo tempo, as relações das
marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de
combustível. O motorista pode utilizar o rapidíssimo câmbio S Tronic,
realizando trocas suaves e quase imperceptíveis no sistema automático ou
mecânico, por meio dos shift paddles junto ao volante.
O sistema quattro de tração integral permanente garante
ao Audi S3 Sedan uma vantagem decisiva relativamente à tração, dinâmica e
estabilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidiscos controlada
eletronicamente. Compacta e leve, ela distribui a força disponível, enviando a
maior parte para as rodas dianteiras - caso elas percam tração, porém, o torque
é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.
A suspensão esportiva torna o S3 Sedan 25 milímetros mais
baixo que o A3 Sedan. A direção progressiva de série deixa a condução ainda
mais esportiva. A cremalheira da direção eletromecânica foi projetada de forma
que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas. O
resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no
tráfego urbano. Já na condução esportiva, a direção é extremamente precisa - a
assistência varia conforme a velocidade, assegurando um comportamento excelente
em todas as situações de condução.
O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18
polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura, com cinco raios duplos no
design. A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam
extremamente leves. Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de
diâmetro. As pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de
controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e
sensível.
O destacado dinamismo do Audi S3 Sedan também é fruto de
sua construção leve, uma das grandes qualidades da Audi. Aços de ultra e alta
resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do
motor é feito de alumínio.
O Audi S3 Sedan evidencia sua natureza dinâmica na
aparência, dominada pelo design atlético e uma forte identidade visual. O capô
liso, as linhas precisamente desenhadas, a firmeza das superfícies curvas e o
arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria. O modelo topo de linha
tem 4.469 milímetros de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.392 mm de
altura. A grande distância entre os eixos - 2.631 mm - permitiu criar um
espaçoso interior.
Detalhes visuais exclusivos reforçam o caráter de alto
desempenho do Audi S3 Sedan. A grade Singleframe, identificadora dos modelos S,
tem acabamento em alumínio e duas barras horizontais. Uma moldura cromada cerca
a grade e os insertos tem acabamento em cinza platinum fosco. Barras
duplas com aparência de alumínio e grades tipo colmeia cobrem as entradas de ar
no para-choque, incrustadas entre bordas fortemente salientes.
O Audi S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto,
com insertos de série em alumínio escovado fosco e controles com
acabamento em alumínio brilhante. Como em todos os Audi, a operação é simples e
a qualidade, sem concessões. O compartimento de bagagem comporta 390 litros.
Uma grande atenção aos detalhes mostra a personalidade
dinâmica do sedã. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial
"S" em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O
contagiros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador
de pressão do turbo. O sistema colorido de informações ao condutor, com
cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se
eleva para mostrar a tela especial do S3.
Também é equipamento de série do Audi S3 Sedan o volante
esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos
modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras
das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e
refinado pacote.
Os assentos esportivos dianteiros proporcionam ótimo
apoio e segurança nas curvas. As almofadas dos assentos podem ser
esticadas e logos S3 são incrustados nos encostos. As laterais são cobertas de
couro Napa Fina. Costuras contrastantes criam um toque adicional.
A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui
também o teto solar panorâmico elétrico, alarme antifurto, ar-condicionado
automático de duas zonas, faróis xenon plus e o pacote de acabamento dos
compartimentos de bagagem e porta-objetos. Outro item importante é o
sistema MMI navigation plus com tela MMI touch. O sistema Bang & Olufsen
garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 auto-falantes e
1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15
canais, produzindo uma potência total de 705 watts.
Apesar da carroceria ser semelhante à do A3 Sedan, o novo
esportivo da Audi é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora. Além
das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8 logos
“S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das
portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos
dianteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário