Já escrevi em outras
colunas anteriores que a tarefa da compra de um carro, quer seja novo ou mesmo
usado, não é uma atividade simples. Primeiro vem a escolha do modelo conforme
suas necessidades, depois é hora de analisar as opções financeiras, mas uma
coisa é certa, brasileiro gosta de carro completinho, quanto mais, melhor.Mas
qual a definição de completinho em nosso mercado? Ar condicionado, direção
hidráulica, vidro e trava? Será que você não poderia ter um completinho bem
melhor, com mais itens de tecnologia, comodidade e segurança? Antes de investir
naquela roda ou mesmo alterar o projeto do seu veículo com rebaixamento da
suspensão, saiba que é possível ter um carro mais seguro e conectado.
E o melhor disso, direto
da fábrica! Observamos dois bons modelos que começam a surpreender o cliente
quando o assunto são itens de série e também seu pacote de opcionais. O novo
Nissan New March e o novíssimo Novo Ka (que só chega nas lojas em setembro),
mostram que a exigência do cliente está aumentando e eles querem ser os
primeiros nessa conquista.
No
New March o consumidor encontra disponível itens como câmera de ré, navegador
por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com
pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga, direção elétrica progressiva,
ar condicionado digital automático, sistema multimídia (disponível na versão
1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite
(GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, que mostra
todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se
conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de
MP3.
O
novo volante multifuncional, concentra os controles de áudio e da função viva
voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a
agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as
opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.
Tem
também o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a
novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de
smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em
seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March
equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o
veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas
operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os
aplicativos mais populares, como Facebook e Google.
A
linha do novíssimo Novo Ka traz recursos inéditos de conectividade que a
colocam um degrau à frente no mercado, até mesmo em relação a veículos bem mais
caros. Ela oferece o avançado sistema de conectividade SYNC como opcional na
versão SE e como item de série na versão SEL. O equipamento vem com rádio, CD e
MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e
áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite
emparelhar até 10 telefones.
Tanto
a versão hatch, quanto a nova sedã, são os primeiros modelos no Brasil a
introduzir a Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática
para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento
dos airbags ou do corte de combustível do veículo.
Já
o sistema AppLink é uma tecnologia que permite acessar aplicativos do celular
por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de
serviço e entretenimento. Tudo isso mantendo o motorista com as mãos no volante
e os olhos na pista, a premissa da filosofia de conectividade com segurança da
Ford.
O MyFord Dock é um
compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho
visível e integrado ao painel. Sua tampa de abertura ajustável permite acomodar
com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.
Na
parte de segurança ativa, o Novo Ka e o Novo Ka+ contam com freio ABS completo,
com distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e
assistência de frenagem de emergência (EBA). São também os únicos da categoria
a oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac). Esse
sistema inclui ainda a assistência de partida em rampa (HLA), que evita a
rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras. A direção
elétrica, com sistema ativo para reduzir vibrações e compensação de deriva, é
um diferencial dos dois modelos, com excepcional linearidade e progressividade.
Sua
concepção de carro completinho vai mudar. O mercado já está mudando. O
consumidor procura não apenas veículos eficientes, com melhores rendimentos e
menor consumo, como é o caso da motorização com três cilindros, mas deseja
prazer ao dirigir, conectividade, tecnologia e segurança.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de
conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Coluna Mecânica Online® -
Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil
de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário