quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Motocar desenvolve protótipo de triciclo para cadeirantes

A Motocar, indústria de triciclos instalada na zona franca de Manaus e pioneira na fabricação de veículos de três rodas homologados no país, acaba de criar um protótipo que promete revolucionar a mobilidade dos cadeirantes.Como parte de um projeto social, a empresa acaba de lançar o “Programa acesso Motocar” que visa a criação de um triciclo que seja facilmente conduzido por cadeirantes. 

A ideia do veículo é dar a chance destas pessoas voltarem a se locomover facilmente.De acordo com o diretor do projeto, Julio De Almeida, a empresa enfrentou muitas dificuldades em criar um protótipo, mas não desistiram. “A equipe da Motocar foi a campo, estudou as necessidades deste público, as limitações, e desenvolveram soluções que visam a segurança e o conforto desse condutor especial”, comenta o especialista.

A Motocar investiu cerca de R$ 100 mil no projeto e trabalhou na adaptação do triciclo com base na versão que a empresa já comercializa o MTX150, mais conhecida como modelo de passageiros que transporta até duas pessoas e uma carga de até 25 kg.

O escolhido para testar o protótipo é o atleta paraolímpico, José Maria, mais conhecido como “Zé”. Nascido em Xapuri, no Acre, teve poliomielite aos oito anos que o deixou com paralisia nos membros inferiores.

Durante anos exerceu outras atividades até conhecer o halterofilismo, esporte que o tornou recordista em sua categoria no Estado do Amazonas. “Agradeço pela confiança da empresa em me conceder a primeira unidade do triciclo adaptado. Para nós cadeirantes é um sonho saber que estão investindo em nosso conforto e mobilidade. Sem dúvida é um grande avanço para a sociedade.”, comenta emocionado.

O triciclo adaptado MTX150 vai oferecer marcha à ré, sistema misto de eixo cardan com corrente de transmissão, além de controles manuais da embreagem, pedal de marcha e freios, itens adaptados de forma ergométrica permitindo facilidade no manuseio do veículo.

A empresa pretende avaliar o modelo adaptado por mais seis meses. Após o período de testes, a Motocar pretende lançar o produto nacionalmente. Quanto ao preço, a empresa acredita que será cerca de 1/4 do preço de um veiculo de quatro rodas adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário