quarta-feira, 27 de agosto de 2014

R.S. 01 o novo carro de competições da Renault

A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal. Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca. Sua ficha técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg e um motor com potência superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em 2015 o novo modelo de competição da Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará posicionada como ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance. 

O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.

No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direção aos dois radiadores de água. A saída deste fluxo é feita por extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veículo. Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.

O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design. 

As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!

Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudica a velocidade de ponta.
Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01

A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veículos usados no DTM. Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
  
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de  de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.

CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL

O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante. O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.

O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões. Esta escolha permite um equilíbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.

Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central. 

RENAULT SPORT TROPHY
O Renault Sport R.S. 01 é um produto que marca o início de uma nova linha, razão pela qual nós escolhemos esse nome para homenagear o primeiro Fórmula 1 construído pela Renault. Após ter criado uma série de categorias de monopostos, a Renault Sport Technologies decidiu criar uma nova opção para carros « com teto . Posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT japonês, o Renault Sport Trophy será uma verdadeira vitrine destinada aos pilotos de referência e gentlemen drivers.

A temporada 2015 será aberta a 20 duplas « Pro-Am », classificadas de acordo com as regras do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA. A cada etapa do World Series by Renault os competidores poderão maximisar seu tempo de pista participando de um verdadeiro campeonato monomarcas, o Renault Sports Trophy. Estão previstas mais de 4 horas de treinos por piloto e por carro, divididas pelos três dias de cada rodada.

Além dos bônus de chegada destinados aos melhores pilotos e equipes a cada rodada, a Renault Sport e seus parceiros irão contribuir com premiação atraente ao final do campeonato. Ao campeão na categoria « Pro » está reservada um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeponato Super GT do Japão. Se o piloto corresponder às qualidades requisitadas ele poderá seguir carreira em uma categoria extremamente competitiva.

Ao campeão « Am » está reservada outra premiação atraente: disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protótipo LMP2.


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