A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao
criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e
performance descomunal. Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros
conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault
Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca. Sua ficha
técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em
um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg
e um motor com potência superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault
Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em 2015 o novo modelo de competição da
Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault
dentro do inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará posicionada como
ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance.
O
Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular
da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116
mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que
contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.
No
centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do
chassi em direção aos dois radiadores de água. A saída deste fluxo é feita por
extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução
contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veículo. Uma
lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa
a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador
de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
O
perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a
tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos
balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição
de massas.A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto
complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de
design.
As
curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do
carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o
designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo
projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície
salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!
Além
do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault
Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este
dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudica
a velocidade de ponta.
Acima
do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs
correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original
de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01
A
carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho
excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os
veículos usados no DTM. Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e
arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o
monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade
de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
Semiportante,
o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos
superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6
3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a
principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir
a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função
controle de tração.A
pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque
máximo de de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho
situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL
O
motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete
velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos,
o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto
será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante. O
comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao
volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido
especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo
que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
O
sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes
e pinças de seis pistões. Esta escolha permite um equilíbrio excelente em
termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está
equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira
técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição,
a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault
Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca
central.
RENAULT SPORT TROPHY
O Renault Sport R.S. 01 é um produto que marca
o início de uma nova linha, razão pela qual nós escolhemos esse nome para
homenagear o primeiro Fórmula 1 construído pela Renault. Após ter
criado uma série de categorias de monopostos, a Renault Sport Technologies
decidiu criar uma nova opção para carros « com teto . Posicionado
entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais como o WEC, o
DTM e o Super GT japonês, o Renault Sport Trophy será uma verdadeira vitrine
destinada aos pilotos de referência e gentlemen
drivers.
A
temporada 2015 será aberta a 20 duplas « Pro-Am », classificadas de
acordo com as regras do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA. A cada
etapa do World Series by Renault os competidores poderão maximisar seu tempo de
pista participando de um verdadeiro campeonato monomarcas, o Renault Sports
Trophy. Estão previstas mais de 4 horas de treinos por piloto e por carro,
divididas pelos três dias de cada rodada.
Além
dos bônus de chegada destinados aos melhores pilotos e equipes a cada rodada, a
Renault Sport e seus parceiros irão contribuir com premiação atraente ao final
do campeonato. Ao campeão na categoria « Pro » está reservada um
programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador,
preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial
Nismo no campeponato Super GT do Japão. Se o piloto corresponder às qualidades
requisitadas ele poderá seguir carreira em uma categoria extremamente
competitiva.
Ao
campeão « Am » está reservada outra premiação atraente: disputar as
24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protótipo LMP2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário