A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP)
eliminou completamente o uso de sacos plásticos nas embalagens dos chicotes
elétricos fornecidos à unidade. Os conjuntos de fios e encaixes que formam o
sistema elétrico do veículo, que antes eram embalados individualmente pelo
fornecedor, agora são acondicionados e separados em caixas com divisórias que
seguem um modelo parecido com uma “colmeia”.
Em um ano, a mudança eliminou o
descarte de mais de 1,5 milhão de sacos plásticos, ou o equivalente a 7
toneladas do insumo. Se fossem abertos e colocados lado a lado, os sacos
plásticos não utilizados seriam suficientes para cobrir uma área equivalente a
40 vezes o campo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (mais de 360 mil
m²).
Essa eliminação dos sacos plásticos no processo logístico da unidade que produz
os modelos up!, Gol e Voyage foi obtida a partir do estudo realizado por
engenheiros e analistas da área de Qualidade Assegurada. O grupo coordenou em
parceria com os fornecedores das peças o desenvolvimento de uma nova embalagem
para os chicotes, de forma que a qualidade do produto fosse preservada.
Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais
sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think
Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente
corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende
influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O
conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e
sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por
exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. O conceito “Think
Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa e que
tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água,
geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo
Volkswagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário