Por séculos, as
pessoas realizaram esse sonho, mas um novo destaque está prestes a chegar: em
questão de dias, a Triumph, fabricante de motocicletas, se preparará para
lançar seu novo recorde de velocidade em motocicletas com a Castrol
Rocket.Com sede em Coventry, a inglesa Triumph deteve por 15 anos consecutivos
(de 1955 a 1970) o recorde de velocidade em terra, tendo interrompido essas
atividadestemporariamente. Hoje, a Suzuki detém o recorde mundial de 376,363
milhas por hora (605,697 km/h).
A Castrol
Rocket é resultado da parceira entre a Castrol e a Triumph em uma
tentativa espetacular de recuperar um legado de quebra de recordes que
ocorreram em décadas passadas. O objetivo é não somente quebrar o recorde
mundial atual nos próximos dias, mas também ultrapassar a marca de 400 milhas
por hora (643,737 km/h).
O deserto de sal
Bonneville, localizado no nordeste de Utah, tem mais de 100 km², embora o
trecho usado para as tentativas de recorde seja uma simples linha reta
delimitada por alguns cones e bandeiras. Para que um recorde seja oficialmente
reconhecido, é necessário realizar um trajeto predefinido em uma direção e
depois um trajeto de retorno na direção oposta. Em seguida, calcula-se a média
desses dois trajetos para determinar se a tentativa de recorde foi
bem-sucedida.
A Castrol
Rocket tem a incumbência de estabelecer o novo recorde mundial para a
Castrol e a Triumph. Os números por trás do protótipo aerodinâmico, construído
à mão em 2013, impressionam: dois motores turbo Triumph Rocket III de três
cilindros localizados atrás do piloto conferem à roda traseira mais de 1000 cv.
Cada um dos dois motores em linha tem um deslocamento de 1485 cc. O desempenho
máximo é obtido quando o motor atinge a velocidade de 9000 rpm.
Com a
forma de um avião sem asas, o corpo de carbono e Kevlar – o famoso monocoque tem 7,77 metros de comprimento, 61
centímetros de largura e 91 centímetros de altura. O braço oscilante é feito de
alumínio.O lubrificante de motor utilizado é o óleo sintético Castrol Power 1
4T 10W40. Para desacelerar o foguete de duas rodas são usados discos de freio
de carbono e dois paraquedas.
Ao longo de sua
carreira, o piloto Jason DiSalvo, motociclista profissional de Stafford, que
fica no estado norte-americano de Nova York, fez aparições estratégicas nos
campeonatos mundiais de 125 cc, 250 cc e Moto2. Em 2010, competiu pela primeira
e única vez na corrida de Moto2 em Indianápolis, chegando ao final entre os dez
primeiros.
A principal
atividade de DiSalvo é a série AMA Pro Road Racing, em que pilota uma Triumph
Daytona. O deserto de sal Bonneville, no entanto, está longe de ser terreno
desconhecido para o rapaz de 30 anos. Em 2012, o piloto estabeleceu um recorde
de velocidade por lá. O fabricante dos motores usados nas corridas de
quebra de recordes de DiSalvo em 2012 foi Bob Carpenter. Graças aos dois
motores Triumph desenvolvidos pela Carpenter Racing e à coragem de
DiSalvo, é grande a esperança de quebre o recorde atual de 376,363 milhas por hora
(605,697 km/h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário