O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul (SP)
comemora neste mês de agosto 84 anos de atividades e a marca de 6 milhões de
veículos produzidos, atingida por um sedã Cobalt.Localizada em um terreno
urbano de 290,5 mil m², a fábrica tem capacidade produtiva atual superior a 50
carros por hora, mas começou a operar por volta dos anos 1930 montando alguns
poucos furgões por semana e de forma quase artesanal, devido a tecnologia
disponível à época. A implantação da General Motors no Brasil estava ligada à
estratégia da corporação de origem norte-americana, de aproveitar as novas
oportunidades que surgiam no exterior, onde os modelos Chevrolet tornavam-se
cada vez mais populares.
O primeiro automóvel de passeio produzido em São Caetano
do Sul foi um Opala quatro portas ano 1968. De lá para cá, o complexo
industrial passou por diversas expansões para poder acompanhar o processo de
ampliação e modernização da linha Chevrolet no país.Vários outros ícones da
indústria automobilística nacional saíram desta fábrica, como o Monza, o Vectra
e o Omega. Todos carros que marcaram época pelo seu pioneirismo.
Atualmente em São Caetano do Sul são produzidos os
modelos Cruze (versões hatch e sedã), Spin, Montana e Cobalt, destinados também
para exportação. Maquinários robotizados de última geração ajudam a garantir os
níveis globais de qualidade exigidos pelo mercado.A empresa possui cinco
fábricas no país, sendo duas destinadas à montagem de veículos. A de Gravataí,
no Rio Grande do Sul, inaugurada em 2000, atingiu no mês passado a marca de 2,5
milhões de carros produzidos. Já de São José dos Campos, em São Paulo, saíram
até então pouco mais de 5,6 milhões de unidades.
Sustentabilidade
No complexo de São Caetano do Sul (SP), desde 1989 um
sistema de reuso do efluente industrial é utilizado nos processos industriais,
evitando o consumo de água potável.Nos últimos meses, processos adicionais
também estão recebendo água de reuso, tais como torres de resfriamento e a
preparação de produtos químicos dos processos de pintura.
Estes sistemas possibilitaram o reuso de mais de 225
milhões de litros desde 2011, sendo 22 milhões nos primeiros 6 meses de 2014.
As iniciativas de melhoria contínua aplicadas à gestão de
consumo eficiente de água resultaram em uma redução média de 73% do consumo de
água por veículo produzidoO trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda
fez a GM reduzir, entre 2005 e 2013, 60% o consumo médio de energia elétrica
para produzir um carro no país.
Alguns fatos históricos
Em agosto de 1930
é inaugurada oficialmente a fábrica de
São Caetano do Sul como alternativa aos galpões que a GM alugava no bairro
do Ipiranga (SP) para confeccionar furgões.
Em 1934, saía
da fábrica de São Caetano do Sul o primeiro ônibus com carroceria de madeira
fabricado no Brasil.
Em meados da década era visível a consolidação da
industrial em São Caetano do Sul, agregando à sua volta um número crescente de
casas, ruas e bairros onde moravam boa parte dos trabalhadores. De área
desabitada, o local virou um município, emancipado em 1948.Durante o período da
II Guerra Mundial, a GM participou do esforço militar na produção de veículos e
material bélico, tendo sido produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para
uso civil.
Os ônibus
tornaram-se, nos anos do pós-guerra, uma das demandas prioritárias do país como
transporte de massa. Em 1948, a GM produziu o primeiro deles com carroceria
inteiramente metálica. Nesta época, o país possuía uma frota de 500 mil
veículos – média de um para cada 100 pessoas.
Em 1956 a
companhia iniciou o programa pioneiro de nacionalização de caminhões.
Em novembro de 1968,
é lançado o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. Para
montá-lo, a fábrica posou por uma ampliação.
Em setembro de 1979,
a unidade de São Caetano do Sul comemora a produção do veículo de número 1,5
milhão.
Em 1982, o
complexo inicia a confecção do Monza,
que poucos anos depois se tornaria o modelo mais vendido do mercado nacional,
um feito não alcançado por nenhum outro carro de sua categoria até os dias
atuais.
Em abril de 1992,
o Opala sai de linha, após 23 anos
ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades
produzidas, dando lugar ao Omega.
No mesmo ano, a fábrica de São Caetano do Sul coloca em
funcionamento a sua estação de tratamento de efluentes industriais oleosos.
Em novembro de
1993, durante a visita do então presidente mundial da General Motors
Corporation, Jack Smith Jr., a GM comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000,
um Vectra GSi, versão esportiva do
modelo recém-lançado e também feito na unidade do ABC.
Em setembro 1998
é o Kadett que deixar de ser
fabricado em São Caetano do Sul para o início da produção do Astra, que seguiu
em linha até 2011, assim como o Vectra.
Em 2008, com
mais uma expansão da fábrica, novos funcionários precisaram ser contratados e é
aberto um terceiro turno de produção.
De 2010 a 2011,
a unidade de São Caetano do Sul passou por uma grande reformulação e iniciou a
fabricação da Nova Montana, do Cobalt e do Cruze Sedã.
Em 2012 o Spin
e o Cruze Hatch chegaram para completar a nova linha produtos da
fábrica.
Em 2014 o
complexo atinge 6 milhões de carros produzidos, um recorde histórico para a GM
no Brasil.
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