Direção mecânica, hidráulica,
eletrohidráulica, eletromecânica, elétrica, mercado tem amplo pacote de opções.
É meu amigo, dirigir carro não é mais como
antigamente onde apenas pinhão e cremalheira e o esforço do seu braço
direcionavam o veículo. O melhor é que temos boas notícias! É cada vez mais
comum encontrarmos novas opções de sistemas de direção que oferecem mais
facilidades na condução e principalmente, eficiência no consumo da energia
produzida pelo motor.
O sistema mais tradicional, denominado
direção com acionamento mecânico, é resultado da combinação entre pinhão e
cremalheira. Por meio de um mecanismo bastante simples, um conjunto de
engrenagens de pinhão e cremalheira é encerrado em um tubo metálico, com cada
extremidade da cremalheira saindo do tubo. Uma haste, chamada barra de direção,
se conecta a cada extremidade da cremalheira. O pinhão é fixado à árvore de
direção. Quando você vira o volante, o pinhão gira e movimenta a cremalheira.
A barra de direção em cada extremidade da
cremalheira se conecta ao braço de direção na manga de eixo. O conjunto de
engrenagens de pinhão e cremalheira faz duas coisas: converte o movimento de
rotação do volante de direção no movimento linear necessário para girar as
rodas; proporciona uma redução por engrenagens, o que facilita virar as rodas.
Na maioria dos carros, são necessárias três ou quatro voltas completas do volante
para fazer com que as rodas se movam de batente a batente (de totalmente à
esquerda para totalmente à direita).
A evolução do automóvel também passa pelo
sistema de direção. E no passar dos anos foram surgindo novas e importantes
alternativas que você encontra nos automóveis atuais:
Hidráulica – É o sistema mais
popular, há mais tempo nos carros que circulam no Brasil. A direção fica mais
leve graças a uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção.
Essa lubrificação auxilia o motorista na hora das manobras. A bomba que
impulsiona o óleo é movida pela força do motor. Ou seja, só funciona com o
carro ligado. O sistema precisa de manutenção periódica, conforme recomenda o
manual do proprietário de cada carro. Em média, o óleo é trocado a cada 50 mil
quilômetros. O motorista precisa ficar atento a vazamentos e cuidar o nível do
reservatório. Se o óleo estiver acima ou abaixo do nível, a direção ficará
pesada.
Eletro hidráulica – O sistema, que
muita gente chama de direção elétrica, tem o funcionamento semelhante ao da
direção hidráulica. Ou seja, a direção fica mais leve graça ao óleo
impulsionado por uma bomba. A diferença é que essa bomba é acionada por um
motor elétrico e não pelo motor do carro. Isso evita a perda de potência do
carro. O sistema também precisa de manutenção periódica, acompanhamento do
nível de óleo e troca do fluído nos prazos recomendados pela montadora.
Eletromecânica – Com volante
confortavelmente fácil de girar com o veículo parado ou manobrando e, em altas
velocidades, é esportivamente firme e tem comportamento extremamente preciso.
Diferentemente de outros sistemas de direção hidráulica, o motor elétrico com
controle eletrônico consome energia exclusivamente quando o volante é realmente
acionado. Sensores detectam o torque necessário para mudança de direção e a
velocidade na qual o condutor está girando o volante, e então, transfere essas
informações para a unidade de controle de direção sob a forma de um sinal
elétrico. Essa unidade de controle usa esses dados para calcular quanto auxílio
de direção é necessário e aciona com exatidão o servomotor. Isso permite
economia de combustível da ordem de 0,1 a 0,2 litro/100 km, em relação a
sistemas convencionais de direção hidráulica.
Elétrica – Não há óleo no
sistema de direção. Junto à caixa de direção está fixado um motor elétrico que
auxilia os braços da direção a ficarem mais leves. Ele é muito mais prático,
pois elimina o óleo, mangueiras, correias e polias. O único problema que pode
ocorrer é pane no sistema elétrico. Se isso acontecer, porém, a direção ficará
pesada, mas não irá travar. O motorista seguirá com o controle do carro. A
grande vantagem é que além do excelente conforto, traz como principal vantagem
em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia
quando necessário.
O que temos de melhor na direção elétrica é
a precisão nas manobras e menor esforço. Dessa forma observamos o menor consumo
de energia do motor, ausência de fluido (o que reduz a manutenção e é benéfico
ao meio ambiente) e a facilidade ao fabricante de ampliar a assistência quando
desejado, como no sistema Dual Drive, oferecido no Fiat Bravo, que por meio de
um botão no console aciona a função City, que torna a direção 50% mais leve.
A direção elétrica proporciona mais leveza
nas manobras com o carro parado e mais segurança em velocidades mais altas.
Esse tipo de direção é um sistema totalmente elétrico, independente do motor.
Apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento do motor,
operação menos danosa ao meio ambiente, maior flexibilidade de projeto e maior
economia de combustível, graças à redução das perdas de energia do motor.
Este projeto elimina bombas e mangueiras e
reduz o tempo de trabalho manual na montagem. A direção elétrica possui uma
regulagem mais fina. Na assistência hidráulica, utilizada na maioria dos
veículos, a força é feita por uma pressão hidráulica. Esta, está sujeita a
vazamentos de fluido hidráulico, o que não acontece na elétrica. A direção
elétrica possui sensores que informam a velocidade do veículo e a rotação aplicada
pelo motorista ao volante a uma central de controle (UCE). Com estas
informações, a central determina a direção e a intensidade da assistência e
controla um motor elétrico que atua na coluna de direção.
Este motor elétrico possui um torque que
varia de acordo com a necessidade da assistência calculada pela central.
Existem diferentes opções de dirigibilidade aumentando (ex.: manobras com o
veículo parado), ou diminuindo (ex.: estradas), o grau de atuação do motor
elétrico; A UCE possui autodiagnóstico que checa todas suas funções,
monitorando qualquer problema. Em alguns países, a direção elétrica já pode ser
instalada em um veículo que não possua este dispositivo instalado em sua
fabricação.Num futuro próximo o controle da direção estará integrado com os
sistemas de suspensão e frenagem, proporcionando aos motoristas maior segurança
e estabilidade.
Entenda um pouco mais sobre a direção
com assistência elétrica:
·A
direção elétrica é um sistema independente do motor, totalmente elétrico;
·Sua
função é auxiliar o motorista, reduzindo seu esforço e proporcionando maior
conforto e mais precisão nas manobras;
·Dispensa
a tradicional bomba hidráulica e fluido utilizados nos antigos sistemas de
direção hidráulica. Por isso é considerada ecologicamente correta;
·A
direção elétrica possibilita uma economia de combustível de até 5%, por não
consumir potência direta do motor e não estar ligada diretamente a ele por
nenhum tipo de correia. Proporciona também redução de ruídos e do peso do
veículo.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do
Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário