O consórcio European New Car Assessment Program – Euro NCAP – concedeu ao novo Audi Q7 a
nota máxima de cinco estrelas. Os resultados para proteção de adultos em
colisões com impacto frontal e lateral, proteção de pedestres e segurança
infantil colocaram o modelo entre os carros mais seguros de sua categoria.
Os resultados dos testes concluíram que
em uma colisão frontal, não apenas o motorista e o passageiro dianteiro estão
bem protegidos no novo Q7, mas os ocupantes do banco traseiro também. O carro
oferece ainda um alto nível de segurança para crianças. Até seis assentos
infantis podem ser instalados no SUV. O generoso espaço torna sua instalação
simples e confortável. Os bancos individuais na terceira fileira opcional são
certificados para assentos infantis para crianças em idade pré-escolar pesando
até 36 quilos.
O modelo recebeu o prêmio “Euro NCAP
Advanced” para o sistema de assistência à frenagem em múltiplas situações de
colisão, que inicia a frenagem em situações de perigo para reduzir o risco de
derrapagem, e para o “pre sense basic”, que tenciona o cinto de segurança antes
de um acidente e fecha as janelas e o teto solar. Ambos os sistemas são de
série no Q7.
A Audi também se preocupa com a
segurança integral, indo muito além no que se refere às medidas avaliadas pela
instituição. Um elemento central do Q7 é o “pre sense city”, um sistema de
advertências preditivas e frenagem de emergência para evitar acidentes e
assegurar a proteção de pedestres. Em velocidades de até 85 km/h, o dispositivo
faz uma varredura na estrada com relação aos outros veículos. Ao surgir uma
ameaça de colisão, o motorista recebe um alerta de acordo com um conceito
graduado: advertência, solavanco de advertência e frenagem automática de
emergência.
Se necessário, o equipamento inicia a desaceleração total. Até 40
km/h é possível evitar completamente acidentes dentro dos limites do sistema.
Em velocidades superiores (até 85 km/h), o motorista é advertido e o “pre sense
city” faz uma intervenção no freio para reduzir a velocidade de impacto,
atenuando assim as consequências do acidente.
Outros
novos sistemas que tornam o Q7 ainda mais seguro no trânsito são assistência
anticolisão, assistência para retornos e advertência de saída. Enquanto o
sistema de assistência anticolisão ajuda o motorista a desviar de um obstáculo
para evitar um acidente, a assistência para retornos monitora o tráfego no
sentido contrário ao virar o carro para a esquerda a baixas velocidades. Em uma
situação perigosa, ele freia o veículo até sua parada total caso seja
necessário, para prevenir que o motorista atravesse a via se houver tráfego no
sentido contrário. Com a advertência de saída, as luzes de LEDs são acionadas
quando as portas são abertas para evitar choque com outros veículos ou
bicicletas que estiverem se aproximando por trás.
Estabelecido em 1997, o New Car
Assessment Program (NCAP/Programa de Avaliação de Carros Novos) avalia o
desempenho de novos modelos de automóveis em situações de impacto. Em 2015, o
consórcio tornou os requisitos para os testes de colisão frontal e lateral
ainda mais rígidos para refletir os efetivos cenários de risco de acidente com
mais precisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário