A Iveco Bus completa um ano de atividade no Brasil
celebrando bons resultados e a grande aceitação do seu principal produto no
portfólio: o chassi 170S28.
A consolidação da Iveco Bus no país encontra amparo
nos números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
(Anfavea), que mostram que a marca registrou um crescimento nas vendas de
106,5% entre janeiro e julho de 2015, em relação ao mesmo período do ano
passado, quando já operava por meio da Iveco.
Para Humberto Spinetti, Diretor de Negócios de Ônibus da
Iveco Bus para a América Latina, o resultado é consequência da qualidade e do
bom desempenho dos produtos da marca em aspectos fundamentais para o
transportador, em especial o consumo de combustível. "Os modelos Daily
Minibus e Iveco CityClass já contavam com grande aceitação do mercado. O chassi
170S28 entrou para completar essa gama de soluções. Por ser confiável e mais
econômico que seus principais concorrentes diretos, o chassi tem sido fundamental
para o nosso crescimento", afirma.
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco
em Sete Lagoas (MG), o 170S28 tornou-se um trunfo da fabricante para atender o
segmento de 17 toneladas, o maior no país. Disponível em duas versões, urbano e
fretamento, o veículo tem seu ponto forte no baixo custo operacional. Conforto
e alta tecnologia completam o pacote de sucesso. Atualmente o chassi já roda em
empresas do Espirito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amapá,
Rondônia, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.
Chassi 170S28
O chassi 170S28 é a nova escolha dos principais
operadores do Brasil, que aclamavam por uma alternativa diferente das mesmas
marcas de sempre.Com evoluções tecnológicas, o projeto foi pensado para dar
resistência extra ao veículo nas aplicações brasileiras, com o melhor custo
operacional.
A força e os grandes resultados de consumo de combustível
do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis
cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as
normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do
segmento. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950
rpm.
Pensando no resultado para o cliente, a FPT desenvolveu o
N67 com o grande desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão de
desempenho. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que
pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque
elevado. Os principais resultados foram a maior eficiência e a redução do
consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor.
Desenvolver um veículo de transporte de passageiros
envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O
chassi 170S28 foi projetado também com esse objetivo. A transmissão utilizada é
manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas
e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho
operacional.
Para suportar os produtos em operação, sempre com foco no
cliente, a área de pós-vendas da Iveco foi adequada para as particularidades do
mercado de ônibus.
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