Wagner Gonzalez |
Mercedes sofre com a pressão, Red Bull pode bater asas
Mesmo cruzando a linha de
chegada com 25 segundos de vantagem sobre Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e a
equipe Mercedes estavam sob pressão ao final do Grande Prêmio da Itália,
disputado domingo em Monza. Hamilton por conta dos caprichos com seus cabelos
loiros e os tedescos graças à forma como calibraram os pneus dos seus carros.
Horas depois da bandeirada, comemoração teve sabor de pizza fria e chope
aguado, mas foi só alegria para Felipe Massa, que subiu ao pódio e isolou-se no
quarto lugar entre os pilotos. Passado o burburinho, a equipe Red Bull poderá
ter que recorrer a asas para impulsionar seus carros em 2016: Renault e
Mercedes parecem pouco dispostas a fazer negócio com o ex-imbatível time
Nessa fresta passa boi, passa
boiada
Passado o incidente em Spa que muito provavelmente custou
um pódio para Sebastian Vettel, a Pirelli reagiu cobrando o estabelecimento de
uma pressão mínima dos pneus. Instituída a prática no GP da Itália, não se
tratava de nenhum ovo de Colombo: aqui mesmo no Brasil, os carros da Porsche
Cup só entram na pista após comissários técnicos checarem se essa regulagem está
de acordo com os parâmetros da categoria.
Na F-1, porém, trata-se de uma recomendação e não uma
regra a ser obedecida, como se deduz do comunicado emitido pela FIA, a
Federação Internacional do Automóvel.
Uma recomendação que o delegado técnico
Jo Bauer considerou importante o suficiente para que os comissários do evento
fossem informados que alguns carros estivessem com calibragem abaixo de 19,5
lb/pol² (libras por polegada quadrada) em pelo menos um pneu. E esses carros
eram os de Lewis Hamilton (0,3 lb/pol²) e Nico Rosberg (1,1 lb/pol²) que tinham
respectivamente 0,3 e 1,1 lb/pol2 no traseiro esquerdo, o mais exigido no
circuito italiano.
Ainda antes da largada a Mercedes já tinha passado por
outro papelão: sempre disposto a expor seu estilo de vida peculiar, Lewis
Hamilton solicitou a seus assessores que cuidassem para que não fosse
fotografado sem boné, capacete ou balaclava. O motivo quase óbvio eram seus
cabelos alourados, contraste que parece ter impressionado até o próprio. Como
ele não tirou o boné nem mesmo durante o minuto de silêncio praticado como
homenagem póstuma a Justin Wilson (falecido recentemente após acidente em prova
de F-Indy), a exigência esdrúxula virou desrespeito e não passou incólume:
sequer foi esquecida após seus pedidos de desculpa.
Mercedes de lado, títulos dos campeonatos de pilotos e
construtores cada vez mais próximos de serem conquistados (veja aqui os resultados da prova e aqui a situação do campeonato), alguns rivais mais ou menos
competitivos também enfrentam situações de grande desconforto. Comecemos pela
Red Bull: são cada vez mais fortes os rumores de que o divórcio pouco amigável
com a Renault só precisa ter a firma reconhecida para entrar em efeito. Sem
muito para discutir sobre partilha de bens, o time do touro tem porque tem que
encontrar um novo fornecedor de motor e aqui mora o perigo.
Se há poucos dias a Mercedes admitiu interesse em equipar
os chassis RB da próxima temporada, a casa de campo alemã caiu: Toto Wolff e
Niki Lauda mostraram-se contrários à idéia, o que não surpreende quem quer que
seja.
Assim, restam duas opções: Ferrari e Honda. Se a marca do
sol nascente não tem um produto ainda sequer a altura do motor atual, o
correspondente modenense jamais forneceria motores iguais à um time parceiro.
Posto que é pouco, ou nada provável que um novo
fornecedor surja em tão pouco espaço de tempo, poucos cenários são factíveis:
1) uma DR com final feliz entre Red Bull e Renault; 2) Um acordo de curta
duração com a Ferrari, desde que não afete a condição de cliente topo com a
novata Haas; 3) Uma reviravolta entre McLaren e Honda, onde a equipe romperia o
acordo com o fabricante de motores e este adotaria a Red Bull como nova
parceira. Como de ilusão também se vive, e a F-1 tem um passado de surpresas,
nada como canja de galinha e precaução em doses homéricas.
Falando da Renault, não dá para esquecer o lenga-lenga em
que se transformou a possível compra da equipe Lotus. Dada a enorme quantidade
de detalhes que tem vazado regularmente à imprensa européia sobre esse possível
acordo, é fato consumado que há grandes interessados na concretização do
negócio. Posto que a frágil saúde financeira da Lotus não é segredo para
ninguém e que a Renault tem a participação do governo francês (15%, maior
acionista), a divulgação que o pagamento (prestações anuais em cerca de seis
anos) seria em condições típicas das promoções das Casas Bahia pode ser uma
mensagem aos franceses que não se gastará tanto dinheiro assim.
Ainda que não esteja afastada a hipótese dos franceses
exercerem a liberdade de deixar uma fraternidade onde não gozam de muita
igualdade, a aposta mais segura nesta altura dos acontecimentos é que tudo isso
não passa de uma manobra para recomprar a Lotus por um preço de bacia das
almas. Quem conhece a fama de pão-duro que caracteriza Carlos Ghosn apóia esta
conclusão. Em passado não muito distante circularam rumores de suicídios
cometidos por empregados que não suportaram o ritmo de trabalho que este
libanês nascido no Acre impôs aos seus comandados na aliança Renault e Nissan.
Pilotos fiéis
Com a confirmação de que as três principais equipes da
temporada irão manter suas formações atuais na próxima temporada, cresce a
tendência de fidelidade entre pilotos e patrões: Mercedes (Hamilton e Rosberg),
Ferrari (Vettel e Räikkönen) e Williams (Massa e Bottas), mais a Sauber (Nasr e
Ericsson), já renovaram o CEP para 2016, assim como Fernando Alonso (McLaren),
Nico Hulkenberg (Force India) e Daniel Ricciardo (Red Bull), sendo que o
australiano tem grandes chances de dar continuidade ao seu trabalho com o xará
Kvyat.
A arrastada pendenga sobre o que vai acontecer com a
Lotus já arranhou o futuro de Romain Grosjean. Até agora fiel à equipe que o
prestigiou nos momentos em que ocupava o hoje lugar cativo de Pastor Maldonado,
o franco-suíço já ocupa um lugar destacado na lista de compras da equipe Haas,
que a cada desenho aprovado do seu inédito carro parece já ter escolhido
Estebán Gutiérrez como um dos seus pilotos.
Olho mecânico em chegada
seqüencial
Apenas 109 milésimos de segundo definiram o resultado da
500 Quilômetros de São Paulo, disputado no autódromo Velo Città, em favor do
Mitsubishi Lancer da trinca Guiga Spinelli/Ingo Hoffmann/Leandro de Almeida
sobre o Ferrari da dupla Renato Catallini/Fábio Greco. Em terceiro ficou o Vectra
Stock Car do veterano Ney Faustini e seu filho Ney de Sá Faustini.
Além da
prova que segue a tradição das 500 Quilômetros de Interlagos — prova que era
disputada pelo anel externo de Interlagos no dia 7 de setembro —, houve uma
competição para carro de F-1600 e Classic Cup. Nesta última a vitória ficou
para Denísio Casarini (Puma), outro veterano das pistas. Completou o programa a
exibição de réplicas como a do carretera de
Chico Landi.
Resultado da 500 Quilômetro de São Paulo: 1) Guilherme
Spinelli/Ingo Hoffmann/Leandro de Almeida (Lancer/GT2), 146 voltas; 2) Renato
Cattalini/Fábio Greco (Ferrari/GT1), à 0”109; 3) Ney Faustini/Ney de Sá
Faustini (Vectra/GP1), à 2 v;4) Alexandre Finardi/Gastão Weigert (Moro
MRX/GP1), à 8 v; 5) Carlos Ortolani/Joon Park (Moro MRX/P2), 10 v; 6) Jorge
Machado/Rui Machado/Sérgio Cardoso (MR18/GP1), à 11 v.
WG
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